SóProvas


ID
2519431
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

      O Tribunal Superior Eleitoral criou o Método de Desenvolvimento com Práticas Ágeis – MAgil como uma proposta para agregar ao dia a dia das equipes as melhores práticas do desenvolvimento ágil. O MAgil deve ser considerado como uma “caixa de ferramentas” que pode ser utilizada conforme contexto e necessidade do projeto, na qual encontram-se práticas e artefatos das metodologias, métodos e frameworks disponíveis no mercado, como Processo Unificado, PMBOK, UML, XP e Scrum.

(Tribunal Superior Eleitoral/EPP/ASPLAN. Método de Desenvolvimento com Práticas Ágeis – MAgil versão 1.1. Brasília: 2013) 

A etapa “Testar os Requisitos Construídos” do método MAgil recomenda a aplicação das estratégias de teste definidas pelo projeto para minimizar os defeitos e não conformidades do produto no momento de sua verificação no ambiente de homologação, aumentando as chances de sua aprovação pelo Product Owner. São atividades previstas nesta etapa:


− Realizar o teste unitário da funcionalidade.

− Preparar e realizar os testes de integração e de regressão.

− Realizar teste de verificação e validação da funcionalidade.

− Autorizar, na medida do possível, os testes unitários, de integração e funcionais.


O teste

Alternativas
Comentários
  • "Os testes de unidade são considerados o estagio inicial da cadeia de testes a qual um software pode ser submetido. Essa categoria de testes não atende a testar toda a funcionalidade de uma aplicação, que fica a cargo de outros testes, como de integração ou de performance.

    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/576/java-testes-unitarios-e-junit.aspx#ixzz4uO02xwXs"

     

    LETRA A

  • Eu discordaria da questão, pq estamos falando de herança. Se eu herdo o método da classe mãe, ele vai funcionar na classe filha, agora se a questão falasse polimorfismo ai sim, poderia não funcionar, já que posso ter comportamento diferente pra cada classe. 

  • Antonio Araujo, mas o polimorfismo não pressupõe a existência de herança?

  • Bom dia, amigos.

     

    a) O teste unitário de classes de objetos fica mais complicado com generalização e herança, pois não se pode testar um método na classe em que está definido e assumir que funcionará corretamente nas classes que herdam este método.

     

    Acredito que o "lance" da questão está no trecho destacado. Como não temos o caso concreto, não sabemos se há métodos sobrescritos (override - polimorfismo dinâmico). Caso eles fossem identicados, teríamos que testá-los também, já que a implementação teria sido sobreposta.

     

    Assim, fica complicado e não dá para assumir que o teste da classe pai terá o mesmo comportamento nos herdados.

    Difícil ter essa lucidez, pois no dia da prova a cabeça está fervendo, o tempo é curto, disciplinas variadas e discursiva para fazer.

    E a FCC manda uma dessas kkkkk

  • a) Uma classe pode herdar um método e sobrescrevê-lo fazendo que testes diferentes sejam necessários para cada implementação

    b) Validação é realizada em conjunto com os stakeholders e tem como fim o entendimento correto dos requisitos

    c) Errado a Verificação é uma atividade, a qual envolve a análise de um sistema para se certificar de que esse atende aos requisitos funcionais e não funcionais.

    d) O teste de regressão evita que problemas que julgavam-se resolvidos retornem, prejudicando e invalidando quase todos os testes anteriores. É uma espécie de checagem final, para avaliar se tudo está bem mesmo, conforme o que foi planejado, evitando aborrecimentos futuros.

    e) Errado quem tem "como objetivo avaliar se o que foi entregue atende às expectativas do cliente" é o teste de validação.

     

    Fontes? 

    c http://www.devmedia.com.br/a-importancia-da-validacao-e-da-verificacao/24559

    d http://testesdesoftware.com/teste-de-regressao/

  • Teste unitário é uma loucura! Mas necessário :)

  • Gabarito: A.

     

    b) Integração

    c) Regressão

    d) Caixa branca e Caixa preta não são sinônimos

    e) Verificação (fiquei em dúvida nesse, se alguém puder confirmar se é isso mesmo)

  • Eu concordo com o gabarito. Nada impede que na classe filha um método seja reescrito (overriding) e neste momento, o método passa ter um comportamento distinto do que foi previsto na classe base. Assim, não há como garantir que o teste funcionará.

  • Sávio Carneiro,

     

    O teste de integração se inicia antes do teste de validação, e não o contrário.

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢