SóProvas


ID
2519725
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para orientação de familiares quanto aos cuidados com idoso acamado que apresenta Úlcera Por Pressão − UPP na região sacral em estágio I, ao reposicionar o idoso no leito, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • A equipe de enfermagem deve usar forro móvel ou dispositivo mecânico
    de elevação para mover pacientes acamados durante transferência e
    mudança de decúbito. Sua utilização deve ser adequada para evitar o risco
    de fricção ou forças de cisalhamento. Deve-se verificar se nada foi
    esquecido sob o corpo do paciente, para evitar dano tecidual (nível de
    evidência C)6,11.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Cuidados de Enfermagem e Saúde do Idoso.

    Para relembrar, a classificação de ulcera por pressão - Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece ou mudanças na sensibilidade, temperatura ou consistência (endurecimento) podem preceder as mudanças visuais.

    Ao reposicionar o idoso no leito:

    A) CORRETO. Elevar o corpo do idoso ao invés de escorregá-lo ao longo das superfícies. Pois quando “escorrega" pode fazer fricção que causara abertura e evolução da ulcera, uma vez que nesse estágio a pele ainda está integra.

    B) INCORRETO. Arrastar o corpo do idoso com uso de lençóis para prevenir lesões osteoarticulares no cuidador. Pois arrastar pode fazer fricção como explicado anteriormente. Mas não podemos deixar de ter atenção com a saúde do cuidador também.

    C) INCORRETO. Realizar a massagem na área da lesão para melhorar a circulação local. A massagem serve para prevenção de lesão. Quando já instalada, mesmo que em estágio inicial, não se deve fazer pressão na área para não ocorrer piora.

    D) INCORRETO. Manter o idoso na posição de DECUBITO DORSAL, para melhorar a drenagem de secreção broncopulmonar. A posição indicada na alternativa é indicada para cirurgias de abdomem.

    E) INCORRETO. Manter a cabeceira do leito elevada com o idoso em posição dorsal pode ser uma boa forma de reduzir pressão, mas não reduz o cisalhamento.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra A.