SóProvas


ID
252052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito dos requisitos de um sistema,
que definem o que o sistema deve fazer e as restrições existentes.

Um processo de elicitação e análise de requisitos envolve as seguintes atividades: obtenção de requisitos, em que são coletados os requisitos e os requisitos de domínio; classificação e organização de requisitos, que agrupa e organiza os requisitos relacionados; priorização e negociação de requisitos, em que, com a participação dos stakeholders, são resolvidos os conflitos de requisitos; e documentação de requisitos, para a produção dos documentos de requisitos formais ou informais.

Alternativas
Comentários
  • A elicitação/levantamento de requisitos corresponde a identificar junto aos stakeholders quais são os objetivos do sistema ou produto de software, o que deve ser acompanhado, como o sistema ou produto se 'encaixa' no contexto das necessidades do negócio e, finalmente, como será a utilização do sistema ou produto no dia-a-dia.
    Apesar de parecer simples, trata-se de um processo extremamente complexo. Algumas das razões desta dificuldade:
    • Problemas de escopo: os limites do sistema são geralmente definidos de forma incompleta, ou os clientes/usuários especificam detalhes técnicos desnecessários;
    • Problemas de compreensão: os clientes/usuários geralmente não estão completamente certos das necessidades, têm uma compreensão pobre das capacidades e limitações de seu ambiente computacional ou do domínio do seu negócio, omitem informações que julgam óbvias e etc.
    • Problemas de volatilidade: os requisitos mudam o tempo todo.
    Para auxiliar a superar estes problemas, os engenheiros de sistema devem abordar os requisitos de maneira organizada. Alguns passos são sugeridos para elicitação de requisitos:
    •     Avaliar a viabilidade técnica e de negócio para o sistema proposto;
    •     Identificar as pessoas que vão auxiliar a especificar os requisitos e compreender seus preconceitos organizacionais;
    •     Definir o ambiente técnico no qual o sistema será instalado;
    •     Identificar regras de domínio que limitam a funcionalidade ou desempenho do sistema ou produto que será construído;
    •     Definir um ou mais métodos de elicitação de requisitos;
    •     Solicitar participação de várias pessoas para que os requisitos sejam definidos a partir de diversos pontos de vista;
    •     Identificar claramente a justificativa de existência para cada requisito registrado; Identificar requisitos ambíguos que serão candidatos a prototipação.
  • O que seriam requisitos informais?

  • Também fiquei na dúvida em relação a esses requisitos informais.


  • As atividades do processo de engenharia de requisitos são:


    1. Descoberto de requisitos. Essa é a atividade de interação com os stakeholders do sistema para descobrir seus requisitos. Os requisitos de domínio dos stakeholders e da documentação também são descobertos durante essa atividade. Existem várias técnicas complementares que podem ser usadas para descoberta de requisitos, que discuto mais adiante.


    2. Classificação e organizaçao de requisitos. Essa atividade toma a coleção de requisitos não estruturados, agrupa requisitos relacionados e os organiza em grupos coerentes. A forma mais comum de agrupar os requisitos é o uso de um modelo de arquitetura do sistema para identificar subsistemas e associar requisitos a cada subsistema. Na prática, a engenharia de requisitos e projeto da arquitetura não podem ser atividades completamente separadas.

     

    3. Priorizaçao e negociação de requisitos. Inevitavelmente, quando os vários stakeholders estão envolvidos, os re­quisitos entram em conflito. Essa atividade está relacionada com a priorização de requisitos e em encontrar eresolver os conflitos por meio da negociação de requisitos. Normalmente, os stakeholders precisam se encon­trar para resolver as diferenças e chegar a um acordo sobre os requisitos.


    4. Especificação de requisitos. Os requisitos são documentados e inseridos no próximo ciclo da espiral. Documen­tos formais ou informais de requisitos podem ser produzidos, como discutido na Seção 4.3.

     

    Na seção 4.3, Sommerville diz:

     

    Os requisitos de usuário para um sistema devem descrever os requisitos funcionais e não funcionais de modo que sejam compreensíveis para os usuários do sistema que não tenham conhecimentos técnicos deta­lhados. Idealmente, eles devem especificar somente o comportamento externo do sistema. O documento de requisitos não deve incluir detalhes da arquitetura ou projeto do sistema. Consequentemente, se você está escrevendo requisitos de usuário, não deve usar o jargão de software, notações estruturadas ou notações formais; você deve escrever os requisitos de usuário em linguagem natural, com tabelas simples, formas e diagramas intuitivos.

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.