SóProvas


ID
252055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de análise de pontos de função é considerada uma
técnica de medição funcional de tamanho, segundo a ISO/IEC
20926. A esse respeito, e considerando que a sigla IFPUG se
refere ao International Function Point Users Group, julgue os
itens subsequentes.

O conceito de projeto de melhoria do IFPUG envolve as manutenções evolutivas, corretivas e preventivas da aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de manutenção:

    Corretiva:referente ao reparo de defeitos, não envolve mudanças às funcionalidades do negócio

    Perfectiva: Também  chamada preventiva.  Mudanças  no  hardware  ou  software executadas  para  prevenir  defeitos  futuros  ou  falhas. Pode  incluir  modificações  para  atualização  de plataforma  de  suporte  ou  software  de  sistema, otimização de performance e outras atividades afins à manutenção  de  acordos  de  nível  de  serviço.  Não existem  modificações  na  funcionalidade  de  negócio associada  com este  trabalho.

    AdaptativaInclui modificações  para atender  novos  requisitos  de  negócio,  requisitos  de negócio em processo de mudança, ou para adicionar funcionalidade não presente em uma versão anterior . Pode  também  incluir  modificações  necessárias  ao atendimento  de  requisitos  técnicos.  É  iniciada  por solicitações de negócio para adicionar , modificar e/ou excluir  funcionalidades  de  negócio.  É  sinônimo  do conceito de uma  "melhoria"  como definido pelo  IFPUG.

    O erro da questão é porque não tem manutenção evolutiva
  • Discordo do colega que afirma que o problema da questão é que não existem manutenções evolutivas.

    O erro da questão é o fato de mencionar que o projeto de melhoria do IFPUG abrange manutenções corretivas e preventiva:

    "O governo brasileiro reconheceu que a função do IFPUG "Métrica Point" fornece uma medida objetiva de tamanho funcional para o desenvolvimento e aprimoramento de projetos. O governo também adotou um documento "Diretrizes Software Metrics" para lidar com situações não abordadas pelo IFPUG Counting Practices Manual, por exemplo, manutenção corretiva." (Fonte: http://www.teclogica.com.br/?n=176)

    "...nem toda intervenção em uma aplicação será objeto de medição em pontos de função como, por exemplo, as intervenções que envolvam apenas requisitos não funcionais - as manutenções perfectivas. Tão pouco a manutenção corretiva é objeto de medição em pontos de função..." (Fonte: http://www.lg.com.br/maisti/artigos/artigos.aspx?titulo=aspectos-gerais-da-apf&id=47)
  • As manutençoes evolutivas não são consideradas no projeto de MELHORIA.

    Em APF só é considerada manutenção melhoria a adição, remoção ou modificação de alguma funcionalidade (FUNÇÃO lógica) do software.


    Já as manutenções corretivas correspondem ao esforço empregado para corrigir defeitos inseridos com manuteções de melhoria que inseriram defeitos.

    Por fim, as melhorias evolutivas são por exemplo incremento da performance, refactoring de código, adaptaçoes para conexão com o novo driver de banco de dados etc, ou seja, em termos de funcionalidade nada muda.Fonte:http://www.fattocs.com.br/faq.asp
  • Pessoal, no livro do Vazquez (Anális de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software, 8ª edição) ele diz, na página 133, "O conceito de projeto de melhoria do IFPUG envolve apenas manutenções evolutivas na aplicação, ou seja, alterações na aplicação para atender aos novos requisitos de negócio do usuário. Não estão contempladas manutenções corretivas e preventivas (exemplo: adaptações para migração de plataforma ou codificação em uma nova linguagem)" .
  • São milhões de fontes falando cada um uma coisa. Na minha fonte de estudos, cita somente manutenção corretiva e evolutiva. Nada é relatado sobre preventiva.

    QUE DEUS NOS ILUMINE DIANTE DE TANTAS FONTES ERRADAS.

    Abraços.
  • Caros, tentando colaborar com o esclarecimento da questão

    É possível aplicar Análise de Pontos de Função (APF) para projetos de manutenção de sistemas, porém nem todas as manutenções em um software são passíveis de serem medidas com a APF. Apenas as manutenções que alteram os requisitos funcionais de um software podem ser medidas pela APF, neste caso o IFPUG usa o termo "melhoria" em vez de "manutenção", exatamente para deixar destacada que a melhoria não é qualquer manutenção. No conceito do IFPUG a melhoria mede todas as funções que serão adicionadas, alteradas ou excluídas da aplicação, bem como as eventuais funções de conversão de dados. 

    Manutenções para correção de defeitos ou para manter apenas requisitos não funcionais não são medidas pela APF.
    fonte: http://www.fattocs.com.br/faq.asp#P41
  • De acordo com o manual do IFPUG:

    3.37
    projeto de melhoria
    projeto para desenvolver e entregar manutenção adaptativa.

    NOTA Um projeto de melhoria também pode desenvolver e entregar manutenção corretiva e perfectiva, porém estes não contribuem para o tamanho funcional do projeto de melhoria.
    3.31
    manutenção adaptativa
    modificação de um produto de software, executada após a entrega, a fim de manter o mesmo utilizável em um ambiente alterado ou em alteração
    3.32
    manutenção corretiva
    modificação reativa de um produto de software, executada após a entrega para corrigir problemas descoberto
    3.33
    manutenção perfectiva
    modificação de um produto de software após a entrega, a fim de detetar e corrigir defeitos latentes no mesmo antes que se manifestem como falhas

     






     

  • Caros, a questão foi extraída do próprio manual da IFPUG.
    Projeto de Melhoria - IFPUG, pág. 133
    O conceito de projeto de melhoria do IFPUG envolve apenas manutenções evolutivas na aplicação, ou seja, alterações na aplicação para atender aos novos requisitos de negócio do usuário. Não estão contempladas manutenções corretivas e preventivas (exemplo: adaptações para migração de plataforma ou codificação em uma nova linguagem).