SóProvas


ID
252061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de análise de pontos de função é considerada uma
técnica de medição funcional de tamanho, segundo a ISO/IEC
20926. A esse respeito, e considerando que a sigla IFPUG se
refere ao International Function Point Users Group, julgue os
itens subsequentes.

A NESMA (Netherlands Software Metrics Users Association) tem objetivos e ações bem próximos aos do IFPUG; ambos apresentam abordagens semelhantes para a aplicação da análise de pontos de função em projetos de melhoria de software e na fase inicial do desenvolvimento do produto de software.

Alternativas
Comentários
  • Um possível erro da questão está em:
    "fase inicial do desenvolvimento do produto de software". A IFPUG, pelo menos, pode ser usada não só na fase inicial de desenvolvimento. É possível se contar os pontos de função de um software já finalizado.
    Só não lembro de uma referência para isso :/
  • Tirado do livro do Vazquez, p. 38:

    "Ambos manuais utilizam a mesma filosofia, conceitos, termos e regras, com algumas diretrizes diferentes, [...] Ambas possuem abordagens distintas para a aplicação da análise de pontos de função em projetos de melhoria de software."
  • "...Nesma utiliza a mesma filosofia, conceitos, termos e regras do IFPUG, com algumas diretrizes diferentes. A medição de um projeto de desenvolvimento ou de uma aplicação produz resultados bem próximos tanto na abordagem do IFPUG quanto da NESMA. Entretanto ambas organizações possuem abordagens distintas para a aplicação da análise de pontos de função em projetos de melhoria de software."

    Fonte:
    http://www.fattocs.com.br/faq.asp
  • A diferença entre as regras mantidas pela NESMA e as mantidas pelo IFPUG é que a NESMA reconhece três tipos de contagem de pontos de função: Detalhada, Estimada e Indicativa.

    A técnica detalhada é similar a do IFPUG, as demais foram desenvolvidos para permitir que uma contagem de pontos de função seja feita nos momentos iniciais do ciclo de vida de um sistema, onde ainda não é possível identificar com precisão a quantidade de campos e arquivos envolvidos.

    Outra diferença é que para projetos de melhoria, é aplicado um Fator de Impacto sobre o tamanho em pontos de função, cujo objetivo é amortizar o tamanho das funções envolvidas na melhoria.

    Exemplo: Se a melhoria envolve a exclusão de uma função de 10 pontos de função, aplicando-se as regras da NESMA elas valem 4 pontos de função ao invés dos 10 conforme a contagem do IFPUG, ou seja, o fator de impacto para esse caso é de 40% do tamanho original.

    A aplicação das regras da NESMA é bastante adequada para projetos de melhoria, pois proporciona uma melhor relação entre tamanho e esforço do projeto.

    Para maiores informações sobre a NESMA, acesse o site: www.nesma.nl/section/home/
  • A técnica detalhada é similar a do IFPUG, as demais (estimativa e indicativa) foram desenvolvidos para permitir que uma contagem de pontos de função seja feita nos momentos iniciais do ciclo de vida de um sistema, onde ainda não é possível identificar com precisão a quantidade de campos e arquivos envolvidos.
  • IFPUG e NESMA são praticamente idênticos para cálculo em projetos de desenvolvimento e aplicação, mas não de Melhoria.

  • Como julgar objetivamente a expressão "abordagens semelhantes"?