SóProvas


ID
252118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de aplicações web, julgue os itens
a seguir.

O modelo de componentes para computação distribuída DCOM (distributed component object model) utiliza o mecanismo proprietário OLE (object linking and embedding) e implementa o mecanismo RPC em sua arquitetura para a troca de mensagens entre aplicações na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Quando a aplicação cliente chama um método do objeto remoto, o objeto proxy precisa efetuar a serialização dos parâmetros para que eles possam ser transmitidos pela rede. Os parâmetros podem ser tipos simples, mas também podem ser vetores ou objetos complexos, compostos de vários objetos (inclusive com referências circulares).

    No servidor, um objeto proxy (chamado de stub) realiza a "desserialização" dos parâmetros, chama o método do objeto, serializa os parâmetros de saída e transmite-os para o computador cliente. No cliente, o objeto proxy "desserializa" o retorno do método e repassa esses dados para a aplicação cliente. O mecanismo de serialização do DCOM foi construído a partir da infraestrutura de chamada de procedimento remoto definida no padrão Distributed Computing Environment (DCE).

    Se uma aplicação cliente (no computador A) realiza uma chamada remota a um método (de um objeto no computador B) que retorna um ponteiro para um objeto em execução em outro computador (C), após a desserialização a aplicação cliente pode chamar remotamente métodos do objeto no computador C.

  • ALGUÉM PODE EXPLICAR PORQUE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA? OBRIGADA.
  • Complementando os comentários acima:
           OLE é um sistema de obejtos distribuídos e um protocolo desenvolvido pela Microsoft. Ele permite a um editor disponibilizar parte de um documento para outro editor, e então reimportá-lo. Por exemplo, um sistema de editoração eletrônica pode enviar texto para um processador de texto ou uma figura para um editor gráfico usando OLE. O maior benefício em usar essa tecnologia, além de reduzir o tamanho do arquivo do documento, é a habilidade em criar um arquivo mestre. Referências para dados nesse arquivo podem ser feitas, e o arquivo mestre pode então modificar os dados, que serão atualizados nos respectivos documentos referenciados.
          
    A OLE posteriormente evoluiu para tornar-se uma arquitetura para componentes de software conhecida como Component Object Model (COM), e posteriormente DCOM.
  • Resumindo de forma bem simples OLE não tem nada haver com DCOM.
  • De acordo com um estudo feito na Univerdade Federal do Rio Grande do Sul, na seção 6.2, página 31, diz que o DCON implementa o ORPC (Object Remote Procedure Call) para realizar as chamadas remotas.

    ftp://ftp.inf.ufrgs.br/pub/geyer/POD/slides/Slides-alunos/Geral/t01-objetosDistribuidos-POD-junho2003-texto1.pdf