Argamassa para assentamento: utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria. É aplicada com colher de pedreiro ou bisnagas.
Argamassa de impermeabilização: protege paredes e tetos, impermeabilizando-os.
Argamassa para revestimento: aplicada por cima de superfícies recém-construídas, como paredes e/ou tetos. Aqui a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura. Nesta etapa são necessárias de 2 a 3 camadas, que cumprem papéis diferentes:
A primeira camada é a base de todo o revestimento e é mais conhecida como chapisco. Esse é o nível mais básico da argamassa para revestimento, que evita que as demais camadas descolem.
A segunda camada é chamada de emboço, que regulariza, preenche buracos, nivela ou adiciona relevo à superfície.
A terceira camada é considerada opcional, mas dá um diferencial estético ao seu projeto, é o popular reboco.
fonte:https://www.hometeka.com.br/aprenda/qual-a-diferenca-entre-argamassas-entenda-os-4-tipos/
Pessoal, vamos analisar as assertivas do enunciado e descobrir sobre qual tipo de argamassa cada uma delas se refere:
I. Unir as unidades de alvenaria e ajudá-las a resistir aos esforços laterais.
As argamassas de assentamento de alvenaria têm a função de unir as unidades de alvenaria, constituir um elemento monolítico, contribuindo na resistência aos esforços laterais, além de distribuir uniformemente as cargas atuantes na parede por toda a área dos blocos, selar as juntas garantindo a estanqueidade da parede à penetração de água das chuvas e absorver as deformações naturais, como as de origem térmica e as de retração por secagem (origem higroscópica).
II. Garantir aderência entre a base e o revestimento de argamassa.
O chapisco é a camada de preparo da base, aplicada de forma contínua ou descontínua, com a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e melhorar a aderência do revestimento ao substrato.
III. Vedar as juntas de assentamento de peças cerâmicas e absorver pequenas deformações do sistema.
As argamassas de rejuntamento tem a função de preencher as juntas de assentamento, auxiliar no desempenho estético do revestimento, compensar a variação de bitola e facilitar o assentamento das placas, permitir a difusão de vapor d´água, absorver deformações decorrentes de variação de temperatura e outros tipos de tensões que o sistema esteja submetido.
Resposta: C