Gabarito E
3-way-handshake é o nome dado ao processo de saudação realizado pelo TCP, de modo a credenciar duas pontas (equipamentos) no processo de envio e recebimento de informação.
O TCP utiliza um mecanismo de estabelecimento de conexão de 3 vias, para que isso ocorra primeiramente o servidor deve está um estado denominado open passive (aquele que não tem a iniciativa da conexão ficando apenas no aguardo) aguardando uma entrada no estado chamado de LISTEN (ouvindo), já o cliente, que no caso irá realizar a conexão, deverá emitir um open active (aquele que a conexão parte dele, ou seja, o que faz o acesso) e entrar no estado SYN-SENT uma vez que os dados estão sendo transmitidos e devem aguardar uma resposta valida ou não, o servidor passa para o estado SYN-RECEIVED emitindo uma resposta paura o cliente e, por fim, ambos mudam para estado ESTABLISHED, este processo também pode ser resumido como envio de um SYN por parte do cliente ao servidor, este retorna um SYN com ACK = 1 e, por fim, o cliente responde com um ACK SEQ = 1.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Flags são nada mais do que bits em um pacote TCP. Por exemplo, é convencionado que 2 bits são, respectivamente, as flags ACK e SYN. Se você recebe um pacote e esses bits são 10 então esse pacote tem a flag ACK ativa, se eles são 11 então o pacote é SYN/ACK, e assim por diante (o TCP tem mais flags além dessas duas, como FIN e RST).
Uma conexão TCP é estabelecida em 3 etapas:
- O cliente envia um pacote com a flag SYN ativa.
- O servidor responde com um pacote com as flags SYN + ACK.
- O cliente reponde com um pacote com a flag ACK.
fonte:
https://gitbook.ganeshicmc.com/redes/three-way-handshake