SóProvas


ID
2523391
Banca
VUNESP
Órgão
ITESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As normas contábeis estabeleceram procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, tais como a geração e a distribuição de riqueza, os recursos humanos e a interação da entidade com o ambiente externo e com o meio ambiente, objetivando demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social das entidades. De acordo com essas normas, a riqueza gerada e distribuída pelas entidades deve ser apresentada ao público por intermédio da(o)

Alternativas
Comentários
  • DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO – DVA

    Júlio César Zanluca

    A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.

    Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência.

    A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa.

    A utilização do DVA como ferramenta gerencial pode ser resumida da seguinte forma:

    1) como índice de avaliação do desempenho na geração da riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor das entradas, e

    2) como índice de avaliação do desempenho social à medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas.

    O valor adicionado demonstra, ainda, a efetiva contribuição da empresa, dentro de uma visão global de desempenho, para a geração de riqueza da economia na qual está inserida, sendo resultado do esforço conjugado de todos os seus fatores de produção..

    A Demonstração do Valor Adicionado, que também pode integrar o Balanço Social, constitui, desse modo, uma importante fonte de informações à medida que apresenta esse conjunto de elementos que permitem a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando a geração de riqueza, assim como dos efeitos sociais produzidos pela distribuição dessa riqueza.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/demonstracaodovalor.htm

  • A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem como objetivo evidenciar o quanto de riqueza uma empresa produziu, o quanto ela adicionou de valor aos seus fatores de produção.

    Ela apresenta como que a riqueza foi distribuída entre empregados, governo, acionistas, financiadores de capital e quanto ficou retido na empresa.

    É uma demonstração obrigatória para as S/as de capital aberto e tem o interesse de apresentar a participação econômica efetiva da empresa, junto aos usuários e à sociedade em geral.

  • Gabarito letra C.

    A DVA tem um enfoque MACROECONÔMICO e SOCIAL (palavras chaves, anotem), visa saber quanto que a empresa ganhou ou perdeu, quanto foi distribuído entre os sócios, empregados, governo, etc.

    Curiosidade: O Brasil geralmente retira o PIB da DVA.

    Bons estudos!