De fato, o trabalho do auditor interno (AI) e suas conclusões podem ser relevantes para o auditor externo (AE). Este, pode “aproveitar” alguns testes já realizados pelo AI para modificar a extensão, natureza e oportunidade de alguns testes que devem ser realizados.
Por exemplo: Se o AE confia nos exames realizados pelo AI nos estoques, o AE poderia aproveitar estes resultados e assim não dispensar muito tempo ou recursos nesta validação.
Entretanto, os objetivos do AI ( agregar valor à Administração) e do AE (opinar sobre as DC’s) são completamente distintos, embora possam usar exames semelhantes ( inspeção, circularização, observação etc). Pelo exposto, incorreta a assertiva.
Resposta: errado
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,
A primeira parte da questão correta. Segundo a NBC TI 01, “o auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário”.
Por outro lado, OS MEIOS UTILIZADOS (normalmente os procedimentos de auditoria) por eles – auditores internos e externos (independentes) – NÃO SÃO NECESSARIAMENTE DIFERENTES.
➱ Pelo contrário, via de regra os meios utilizados para o alcance dos objetivos de cada um são semelhantes (planejamento dos trabalhos > execução de procedimentos de auditoria > coleta de evidências > expressão de opinião ...).
➱ Por fim, os objetivos dos auditores internos e externos (independentes), como já vimos em questão anterior, são diferentes.
Crepaldi, em sua obra, versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016,p. 9/98” explicita que:
- Um dos principais objetivos do auditor interno é examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos controles internos. Para o fornecimento de evidências às conclusões e recomendações da auditoria interna, as informações devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis.
- A principal finalidade do trabalho da auditoria interna é avalizar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos pela empresa.
Já o objetivo precípuo da auditoria externa, segundo a NBC TA 200(R1):
- 3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.