SóProvas


ID
252346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

A fim de preservar sua independência, a auditoria interna verifica a compatibilização dos procedimentos adotados no âmbito da empresa com as normas existentes e os respectivos controles internos; contudo, nesse processo, a auditoria interna não deve interferir nem influenciar na implementação ou na revisão das normas e dos controles, nem recomendar modificações nos mesmos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC T-12 um dos principais objetivos da auditoria interna é o de avaliar a eficácia dos controles internos.
  • Os auditores internos são responsáveis pela avaliação da adequação dos controles, pela apresentação de recomendações e sugestões para o seu aprimoramento, bem como por aprontar à administração a ocorrência de desvios, irregularidades e ilegalidades que venham a observar em decorrência de seus exames.
    Fonte: Prof. Marcelo Aragão
  • A auditoria interna DEVE recomendar mudanças na implementação e revisões das normas e controles.

    Isso ocorre porque seu objetivo principal é agregar valor à instituição. Seria ir contra esse objetivo caso a auditoria interna visse uma oportunidade de melhoria e simplesmente nada fizesse.

     

    Vide questão Q109921.

  • Objetivo maior da Aud.Interna ==> agregar valor ao negócio

    Bons estudos.

  • O auditor não deve ser responsável pela implementação e responsável pela avaliação de um processo, controle interno, operação etc. São evidentes o prejuízo a objetividade se o auditor incorresse na situação em que que deveria avaliar algo que ele executou anteriormente. Teríamos a autorrevisão.

    Entretanto, o auditor pode prestar consultoria sobre algo que implementou. Então devemos diferenciar se se trata de auditoria propriamente dita (avaliação) ou consultoria.

    IAA, 1130.A1

    Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se que a objetividade fique prejudicada se um auditor interno prestar serviços de avaliação (assurance) de uma atividade pela qual o auditor interno tenha sido responsável durante ano anterior.

    IAA, 1130.C1

    Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.

    Resposta errado.