SóProvas


ID
2523655
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando uma curva de demanda na forma Q = a – bP, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    em uma elasticidade preço da demanda (Epd) com demanda linear, quando Q = 0 o Epd será infinito (infinitamente elástica), quando P = 0 o Epd será ZERO (totalmente inelástica), e o ponto central da reta o Epd será igual a UM (Elasticidade unitária), logo acima do ponto central temos Epds elásticas, e abaixo delas termemos Epds Inelásticas.

    bons estudos

  • A forma(Q=a-bP) nos remete a uma elasticidade preço da demanda variável ao longo da curva de demanda, ou seja, a elasticidade preço não é a mesma para todos os pontos, conforme consta na explicação do Renato.

  • LETRA C

    Complementando, basta repararmos a fórmula Q = a - bP - em que P é o Preço, temos que a Demanda é dada por uma Qauntidade de A menos uma quantidade de B conforme o seu preço. Assim conforme o preço o de B a elasticidade muda!

    Meu entendimento da questão, qualquer erro fiquem a vontade para me corrigir e me comoniquem inbox

  • Na demanda LINEAR, o ponto médio (Epd=1), acima (Epd>1 --> elástica) e abaixo (Epd<1 --> inelástica), o que NÃO significa dizer que todos os pontos serão iguais, são VARIÁVEIS. Sigo o Renato.

  • a) Errado. Para ser perfeitamente inelástica, a curva de demanda deve ser 100% vertical. Para isso acontecer, curva de demanda tem que ser independente do preço. Isso só aconteceria se o valor de “b” fosse “zero”. Nesta situação, teríamos que Q = a, sempre, independentemente do Preço.

    b) Ué, FCC! Nem temos a função de oferta aqui. Como vamos saber a elasticidade da oferta se você só nos deu a curva de demanda?

    c) Correto! Repare que a função de demanda acima é uma função linear. E nós sabemos que a elasticidade-preço da função de demanda linear varia de zero a infinito.

    d) É possível sim! Para qualquer função de demanda é possível!

    e) Também não sabemos porque não foi informado como a demanda varia quando alteramos o preço de outro bem.

    Resposta: C

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    09/03/2020 às 22:03

    a) Errado. Para ser perfeitamente inelástica, a curva de demanda deve ser 100% vertical. Para isso acontecer, curva de demanda tem que ser independente do preço. Isso só aconteceria se o valor de “b” fosse “zero”. Nesta situação, teríamos que Q = a, sempre, independentemente do Preço.

    b) Ué, FCC! Nem temos a função de oferta aqui. Como vamos saber a elasticidade da oferta se você só nos deu a curva de demanda?

    c) Correto! Repare que a função de demanda acima é uma função linear. E nós sabemos que a elasticidade-preço da função de demanda linear varia de zero a infinito.

    d) É possível sim! Para qualquer função de demanda é possível!

    e) Também não sabemos porque não foi informado como a demanda varia quando alteramos o preço de outro bem.

    Resposta: C

  • Essa questão exige do candidato conhecimentos sobre microeconomia, mais especificamente sobre elasticidades e seus determinantes. Elasticidade em economia se refere à variação percentual de um elemento dado a variação percentual de outro elemento. Basicamente, ela demonstra o quão sensível uma variável é em relação a alteração de outra variável. Ela é medida da seguinte forma (considerando o enunciado da questão):

    E = (▲Q/▲P)*(P/Q)

    O primeiro elemento entre parênteses revela a variação na quantidade dado uma variação no preço, o segundo elemento apenas deixa a elasticidade em uma forma percentual. Vamos para as alternativas:

     A) ERRADO: Demanda perfeitamente inelástica é aquela que está totalmente vertical em um gráfico, ou seja, matematicamente, ela não depende da variação nos preços e, portanto, o parâmetro "b" da equação deve ser igual a zero. A quantidade demandada seria o ponto "a" no eixo das abscissas (eixo x) para qualquer nível de preço;
    B) ERRADO: Primeiro, a equação do enunciado se refere à demanda e não à oferta. Segundo, para verificarmos se é unitária ou não precisamos de valores, o que não foi fornecido;

    C) CORRETO: Repare que pela explicação e equação dadas a elasticidade varia de acordo com os diferentes valores de quantidade (Q) e preços (P). Logo, ela não pode ser a mesma para todos os pontos;

    D) ERRADO: É possível sim, basta substituirmos diferentes valores para preço e quantidade;

    E) ERRADO: Elasticidade preço cruzada da demanda se refere à variação da quantidade dado uma variação no preço de outro bem. A questão nada falou sobre outro bem, alternativa desconexa.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C