SóProvas


ID
2523667
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na síntese neoclássica, a curva LM

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) revela os pontos onde a demanda por moeda é igual a oferta de moeda

    B) CERTO: Redução da oferta monetária = LM para esquerda e para cima. Aumento da oferta monetária = LM para direita e para baixo

    C) representa o equilíbrio entre demanda por moeda e oferta de moeda

    D) LM horizontal = armadilha da liquidez LM vertical = trecho clássico

    E) quanto mais inclinada =  mais sensibilidade à renda e menos sensibilidade ao juros. quanto menos inclinada = menos sensibilidade à renda e mais sensibilidade ao juros

    bons estudos

  • a) Errado! Essa é a curva IS (curva Investment-Savings que, traduzindo, é a curva investimento-poupança). b) Perfeito. Se há redução da oferta monetária, estamos diante de uma política monetária contracionista, o que faz a LM deslocar-se para a esquerda, como no gráfico abaixo: c) Errado. Essas duas somadas (junto com a demanda de moeda pelo motivo de precaução) é que representam o total da demanda por moeda. E o equilíbrio se dá é quando toda esta demanda se iguala à oferta de moeda. d) Errado! Na armadilha da liquidez, a LM fica na posição horizontal. e) Não mesmo! A LM fica mais “em pé”, ou seja, mais inclinada, quanto maior a sensibilidade da demanda por moeda em relação à renda.

    Resposta: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Se o Banco Central aumentar a oferta monetária, ocorre o deslocamento da curva LM para a direita. Isso acontece porque os juros são o preço do dinheiro. Um produto que tiver sua oferta aumentada sem mudar a demanda enfrentará uma queda nos preços. A mesma coisa vale para a moeda: com mais moeda ofertada, haverá queda dos juros, para qualquer nível de renda (como Y*). 

    política  monetária  expansiva,  também  chamada  de  afrouxamento  monetário,  tem  por resultado o deslocamento da curva LM para a direita. A política monetária restritiva, também chamada de aperto monetário, tem o efeito inverso: deslocamento da curva LM para a esquerda.

    ===

    ESCLARECENDO!!

    CURVA LM

    A curva LM irá nos mostrar os pontos nos quais a renda e a taxa de juros proporcionam equilíbrio para o mercado monetário. 

    Quanto maior for a renda, maior precisará ser a taxa de juros para manter o mercado monetário em equilíbrio. Essa relação positiva entre as variáveis determina que a curva LM tenha inclinação positiva

    OBS.: a política monetária expansiva, também chamada de afrouxamento monetário, tem por resultado o deslocamento da curva LM para a direita. A política monetária restritiva, também chamada de aperto monetário, tem o efeito inverso: deslocamento da curva LM para a esquerda

    ===

    O modelo IS-LM serve também para avaliar a eficácia das políticas monetária e fiscal

    Recordemos  que  o  modelo  nos  mostra  os  níveis  de  juros  e  renda  que  equilibram, simultaneamente, o mercado real (bens e serviços) e o mercado monetário. Esse equilíbrio é visível graficamente no ponto onde a curva IS cruza a curva LM. 

    ===

    O objetivo de uma política fiscal expansionista é aumentar a renda/produto agregado (a) via aumento dos gastos públicos (↑G). Contudo, isso tende a elevar a demanda por moeda, o que por sua vez aumenta a taxa de juros. Com juros maiores, as empresas tendem a diminuir seus gastos (↓I), posto que fica mais caro captar dinheiro e mais interessante aplicar o dinheiro em títulos. Por fim, há queda na renda/produto agregado (a), por causa da queda nos gastos das empresas.