Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre algumas ferramentas utilizadas para gerir as organizações. Dentre as afirmativas apresentadas, vejamos quais estão corretas, de modo a nos dar uma sequência dentre as alternativas.
Dentre as ferramentas exigidas, temos:
- Organograma é o gráfico que representa a organização formal configurada na estrutura, seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade, vinculação e subordinação. O gráfico que vemos no início da questão é um exemplo de organograma.
- Funcionograma é similar a um organograma, a diferença é que detalha apenas as atividades que compõem uma função ou um órgão do organograma. Se o organograma dá uma visão ampla da organização, o funcionograma dá uma visão ampliada do órgão do organograma. Notamos aqui que para que exista funcionograma, é preciso que exista, previamente, um organograma.
- Fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou sequência de procedimentos e rotinas. Tendo como vantagens dos fluxogramas: facilitam a análise do trabalho e a sua simplificação e permitem compreender melhor a rotina.
Dito isso, concluímos que:
I - correto. Organograma é uma representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos, os níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.
II - incorreto. As principais desvantagens do organograma são consequências da explicitação que ele proporciona da estrutura organizacional, facilitando a identificação de deficiências da estrutura, como superposições e duplicações de atividades.
III - correto. O funcionograma é um tipo de organograma no qual se incluem as principais responsabilidades de cada órgão.
IV - correto. Os fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou a sequência de procedimentos e rotinas.
Após verificarmos os itens, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2015
MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016