SóProvas


ID
2525065
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O EAP − Extensible Authentication Protocol estabelece um conjunto de recursos para prover autenticação em redes sem fio como o Wi-Fi. O formato do encapsulamento do EAP é definido no padrão IEEE

Alternativas
Comentários
  • Errei, pensei na parte de segurança WPA2 que está relacionada a IEEE 802.11i. 

    Fica a dica: IEEE 802.1X - Um padrão IEEE para controle de acesso à rede com base em portas.

  • Gabarito D

    IEEE 802.1X é um padrão IEEE para controle de acesso à rede com base em portas; faz parte do grupo IEEE 802.1 de protocolos de redes de computadores. Provê um mecanismo de autenticação para dispositivos que desejam juntar-se a uma porta na LAN, seja estabelecendo uma conexão ponto-a-ponto ou prevenindo acesso para esta porta se a autenticação falhar. É usado para a maioria dos Access points sem fio 802.11 e é baseado no Protocolo de Autenticação Extensiva (EAP).

    Um nó wireless precisa autenticar-se antes de poder ter acesso aos recursos da LAN. 802.1X provê autenticação baseada em portas, que envolve comunicação entre o requisitante, o autenticador e o servidor de autenticação. O requisitante é comumente o software em um dispositivo cliente, como um laptop, o autenticador é um Switch Ethernet ou Access Point sem fio, e a autenticação geralmente uma base de dados RADIUS. O autenticador atua como uma proteção secundária à rede. Não é permitido ao requisitante (ex.: dispositivo cliente) acesso através do autenticador ao lado protegido da rede até que a identidade do requisitante seja autorizada. Uma analogia a isso é prover um passaporte válido em um aeroporto antes de ser permitida a passagem pela segurança até o terminal. Com a autenticação baseada em portas 802.1X, o requisitante provê credenciais como nome de usuário / senha ou certificado digital, ao autenticador, e ele encaminha as credenciais até o servidor de autenticação para verificação. Se as credenciais são válidas (na base de dados do servidor de autenticação), o requisitante (dispositivo cliente) é permitido acessar os recursos localizados no lado protegido da rede.

    Sob detecção do novo cliente (requisitante), a porta na switch (autenticador) é habilitada e mudada para o estado “não-autorizado”. Neste estado, apenas tráfego 802.1x é permitido; outros tráfegos, como DHCP e HTTP, são bloqueados na camada de enlace. O autenticador envia a identidade de autenticação EAP-request' ao requisitante, que por sua vez responde com o pacote EAP-response que o autenticador encaminha ao servidor de autenticação. Se o servidor de autenticação aceitar a requisição, o autenticador muda o estado da porta para o modo “autorizado” e o tráfego normal é autorizado. Quando o requisitante efetua um logoff, envia uma mensagem EAP-logoff para o autenticador. O autenticador então, muda sua porta para o estado “não-autorizado”, bloqueando novamente todo o tráfego não-EAP.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O 802.1x utiliza um sistema de encapsulamento através do protocolo EAP (Extensible Authentication Protocol), também pod endo utilizar o EAPOL (EAP over Protocol).

    O seu posicionamento permite então o encapsulamento de diversas tecnologias de autenticação (TLS, CHAP, KERBEROS e outros). Assim, o padrão 802.1x permite agregar todos os recursos de autenticação dessas tecnologias, podendo autenticar tanto os dispositivos quanto usuários em um mesmo sistema.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Macete: 802.11X de autenticaxão. 

  • Letra D

    Cuidado: não confunda EAP com AES.

    EAP trata do processo de autenticação (802.1x), podendo acontecer em redes cabeadas e sem fio;

    AES é o algoritmo mais seguro atualmente utilizado pelas redes sem fio, mais especificamente pelo protocolo WPA2 (padrão 802.11i)