-
utiliza as mesmas métricas do RIP, do qual é derivado.
- RIP utiliza como métrica o salto. O OSPF utiliza várias métricas como segurança, tipo de serviço, custo por enlace...
utiliza um protocolo estático para avaliação das rotas.
- é um protocolo dinâmico
utiliza Broadcast para a troca de informação.
- utiliza multicast
-
OSP tem a capacidade de gerar rotas distintas com métricas diferentes de acordo com o serviço ou aplicação utilizada, aumentando a eficiência da rede sob a ótica dos serviços.
Estrátegia Concursos - TI Regular
-
O OSPF − Open Shortest Path First é um protocolo de roteamento de pacotes em redes de computadores. Ele é diferente do protocolo RIP (mantém uma tabela com as rotas possíveis) e cada nó (de acordo com o serviço) consegue determinar a melhor rota para encaminhamento do quadro (cada nó tem informações de custos ou custos das rotas).
GABARITO: B
-
OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs. Ao mesmo tempo em que o roteador OSPF acumula informações sobre o estado do link, ele usa o algoritmo SPF para calcular a melhor rota para cada nó.
Por ser um protocolo do tipo link-state, o OSPF difere-se do RIP e do IGRP, que são protocolos de roteamento baseados em vetores de distância. Os roteadores que trabalham com algoritmos de vetor de distância, a cada atualização, enviam toda ou parte de suas tabelas de roteamento para seus vizinhos.
-
fui de D
na minha anotação eu tinha
2013
o roteador utiliza broadcasting de informação de estado de enlace e um algoritmo de caminho de menor custo de Dijkstra, construindo um grafo de todo o sistema autônomo.
certa
Atenção!! Apesar de conhecer toda a rede, ele não mantém tabela com todas as rotas possíveis
2010
OSPF mantém uma tabela com todas as rotas possíveis.
Errada → melhores caminhos apenas