SóProvas


ID
2525491
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao tratarmos de planejamento de segurança, precisamos desenvolvê-lo considerando um nível caracterizado pelo envolvimento de toda a empresa, traçando sua política e filosofia de segurança, estabelecendo qual será a missão do Departamento de Segurança. Esse nível do planejamento de segurança é denominado

Alternativas
Comentários
  • Níveis do planejamento

     

    Planejamento estratégico: refere-se à organização como um todo e é focado no longo prazo. Esse tipo de planejamento tem uma visão forte no ambiente externo (...). Os objetivos nesse nível devem ser mais gerais, ou seja, pouco detalhados. O planejamento estratégico tem como principais fases: a definição do negócio, missão, visão e valores da organização, o diagnóstico estratégico (composto da análise interna e externa da organização), a formulação da estratégia, a implantação dela e o controle de todo o processo.

     

    Planejamento tático: deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento. Costuma ser focado no médio prazo.

     

    Planejamento operacional: irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto. 

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos (Rennó, 2013)

  • Letra B - Estratégico.

    Niveis de Planejamento:

    Institucional( Estratégico) - Filosofia e Politicas de segurança. Missão do departamento responsável

    Departamental (Tático) - Otimização de Recursos. Estabelece meio necessários para implatantação de sistema de segurança integrado. Detalha condições, prazos e responsabilidades.

    Executivo(Técnico) - Plano de Segurança. Descrição técnica detalhada do sistema integrado como também de seus equipamentos, manutenção, instalação e equipes de operação.

    Operativo ( Operacional) - Manutel de operações de segurança propriamente dito, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotinas emergenciais e os seus responsaveis. Define como deve ser cumpridas as tarefas.

     

     

  • Niveis do Planejamento
    a) Institucional ou Estratégico: (ênfase na alta gestão; definições gerais; políticas e filosofias)
     Envolve toda corporação e é focado no longo prazo. Há pouco detalhamento e compreende a definição do negócio, missão, visão, valores da organização, o diagnóstico estratégico, formulação da estratégia, sua implantação e o controle de todo o processo.

     


    b) Departamental ou Tático: (determina os meios para o sistema de segurança integrado; avaliação do custo x benefício; estabelecimento de condições, prazos e responsabilidades)
     Deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento. Costuma ser focado no médio prazo.

     

    c) Executivo  ou Técnico:  (especialistas; manutenção e operação; alimenta o planejamento constante)
     Determinação do Plano de Segurança. Descrição técnica detalhada do sistema integrado como também de seus equipamentos, manutenção, instalação e equipes de operação.

     

    d) Operativo ou Operacional: (determinação das operações de segurança propriamente ditas, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotinas emergenciais e os seus responsáveis)
     Define como devem ser cumpridas as tarefas e determina as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.

     

  • GABARITO B

     

    Falou em políticas e filosofia no planejamento de segurança é com o nível estratégico, que está ligado ao alto escalão da empresa ou organização. 

  • NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE A FILOSOFIA É GÊNERO DO QUAL SÃO ESPÉCIES A POLÍTICA.

    A POLÍTICA DE SEGURANÇA, PARA SER IMPLEMENTADA, TEM QUE OBSERVAR A FILOSOFIA DE SEGURANÇA EM VIGOR.

     

    É FATOR DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PESQUISAR A CULTURA EMPRESARIAL NA DETERMINAÇÃO DO QUE É NECESSÁRIO FAZER E DO QUE EFETIVAMENTE PODERÁ SER FEITO EM TERMOS DE SEGURANÇA, EVITANDO - SE O PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO IMPRÓPRIAS PARA O PERFIL CULTURAL DA ORGANIZAÇÃO.

     

    SABER DA CULTURA EMPRESARIAL IMPLICA APENAS COMPREENDER, E NÃO NECESSARIAMENTE ACEITAR, UMA VEZ QUE , NÃO RARO, ALTERAÇÕES DE CULTURAS SE FARÃO NECESSÁRIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA MINIMAMENTE EFICAZ.

  • Envolve a organização como um todo, estabelecendo política e missão.

     

    GAB. B 
     

  • Gabarito: B

    A questão descreve o planejamento de segurança como algo que envolve a organização como um todo, estabelecendo política e missão. Bem, se é assim, é estratégico! 

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu