SóProvas


ID
2526154
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da iluminação de estúdio, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Luz Difusa, Direta e Indireta, você sabe o que são?

     

    Ao escolher o tipo de iluminação, é necessário levar em consideração alguns fatores: as dimensões do ambiente, sua funcionalidade, as cores que devem predominar, etc. Um dos conceitos básicos em iluminação é o tipo de luz que a luminária produz, que pode ser dividida em três modalidades: Luz Difusa, luz Direta e Luz Indireta.

     

    Luz Difusa

    Na luz difusa, como o próprio nome sugere, utiliza-se um difusor, geralmente de vidro ou acrílico, para suavizar a luz, assim ela deixa de possuir a intensidade e o brilho da luz direta. A luz difusa tende a se espalhar e não provoca sombras fortes, demarcadas. Trata-se de uma luz mais confortável.

    A luz difusa evita o ofuscamento e cria ambientes iluminados de forma mais homogênea

     

    Luz direta

    Já a luz direta incide diretamente sobre uma superfície. Muito utilizada para se destacar peças decorativas como quadros e esculturas. É também utilizada sobre mesas de trabalho pois auxiliam na leitura e concentração. Deve ser utilizada com bom senso pois pode tornar-se cansativa, uma vez que cria sombras “duras” (com grande diferença entre os pontos mais claros e mais escuros).

    A luz direta cria efeitos mais “dramáticos”, com sombras mais duras. Ideal para destacar objetos como peças decorativas.

     

    Luz indireta

    A luz indireta (ou rebatida) é muito utilizada para se criar um efeito mais suave, porém ao invés de se utilizar um difusor, neste caso a luz é direcionada a uma superfície (que pode ser, ou não, da própria luminária) e então refletida e diversas direções. Além de suavizar a luz, esta técnica permite a criação de belos efeitos, além de possibilitar soluções diferenciadas no design da luminária.

     

    Dependendo do projeto, o ideal é combinar diferentes tipos de luzes. Além de enriquecer o ambiente, é possível obter belos efeitos visuais. Além disso, estão disponíveis no mercado, soluções que combinam diferentes tipos de luzes no mesmo produto.

     

    Fonte: http://www.newline.ind.br/luz-difusa-direta-e-indireta-voce-sabe-o-que-sao/

  • Gabarito do Professor

    A iluminação de estúdio é um dos aspectos mais importantes a considerar ao realizar uma sessão de fotos ou gravação de vídeos, visto que o uso correto da luz possibilita que o assunto seja visto adequadamente e que o ambiente transmita as expressões poética e estética apropriadas.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A contraluz é uma iluminação situada atrás do assunto e virada de frente para a câmera. Esse efeito contribui para a perda de luminosidade do objeto visualizado, enfatizando seus contornos e separando-o do fundo, e tornando as sombras mais densas.

    B) CERTO. Toda iluminação utiliza luz direcional (direta ou dura) e/ou difusa (suave ou indireta). No primeiro caso, as sombras formadas são bem definidas e os contrastes entre luz e sombra são evidentes. No segundo caso, as sombras perdem seus contornos nítidos e os contrastes são minimizados.

    C) ERRADO. A luz de cenografia, ou luz de fundo, é usada para iluminar o fundo do cenário ou áreas que estão localizadas fora da área principal de atuação, e indicam aspectos relacionados ao clima, à hora, à estação, etc.

    D) ERRADO. A luz de preenchimento, ou fill light, é uma luz que preenche espaços escuros, minimiza as sombras e elimina contrastes excessivos. Não proporciona maior definição ao contorno do objeto.

    E) ERRADO. Luz principal é a luz que confere maior ênfase ao assunto principal na cena e é a responsável por guiar a utilização das demais luzes (preenchimento, de fundo, etc). A luz que ilumina o fundo da cena e do estúdio é a luz de cenografia.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a correta.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Salles, Filipe. Apostila de Cinematografia. Mnemocine.