SóProvas


ID
2526205
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Márcia era solteira, tinha 32 anos, trabalhava em uma empresa multinacional como assistente financeira de uma equipe de trabalho, cursava pós-graduação. Chamava a atenção dos colegas de curso por irradiar imensa alegria, por vezes, parecendo excessivamente dramática, como se encenasse situações. Mostrava-se bastante impressionada com os conteúdos do programa. Participava de um subgrupo de estudos com mais 4 colegas. Aproximou-se especialmente de seu amigo Pedro, para quem reclamava, no decorrer das semanas, de diversas doenças e lesões (cair no estacionamento, torcer o pescoço ao olhar pela janela) que interferiam nas suas atividades de estudo e de trabalho. Desorganizava-se, deixando para a última hora tarefas que exigiam significativo planejamento; fazia promessas para outras pessoas que eram impossíveis de cumprir, embora ficasse obstinada por obter a aprovação delas; quando quebrava uma promessa, inventava mentiras para obter simpatia e compreensão; interrompia reuniões para falar de seu mais recente namorado, com grande entusiasmo; mantinha atitude de forte otimismo frente ao futuro amoroso, embora rapidamente mudasse de namorado, tendo planejado o casamento com a maioria deles, apesar de serem apenas conhecidos dela e de não manter fortes relações interpessoais; mostrava-se insinuante, especialmente para os professores do curso de sexo masculino, que acabavam por ajudá-la a resolver os problemas que ela havia criado por causa de sua desorganização.


Os sintomas desenvolvidos por Márcia indicam um transtorno de personalidade

Alternativas
Comentários
  • Transtorno de personalidade histriônica 

    um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação e comportamento inapropriadamente sedutor, normalmente a partir do início da idade adulta. Tais indivíduos são vívidos, dramáticos, animados, flertadores e alternam seus estados entre entusiásticos e pessimistas.

    Podem ser também inapropriadamente provocativos sexualmente, expressarem emoções de uma forma impressionável e facilmente influenciados por outros. Entre as principais características relacionadas estão egocentrismo, desorganização egóica, auto-indulgência, anseio contínuo por admiração, e comportamento persistente e manipulativo para suprir suas próprias necessidades.

     

    Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_histri%C3%B4nica

     

    Para diferenciar do transtorno de personalidade borderline:

    - Borderline apresenta alterações bruscas de humor, acessos de raiva repentinos e sem motivos que os justifiquem, os sentimentos de abandono são intensos.

    - Borderline apresenta comumente histórico de tentativas de suicídio e, principalmente, sentimentos crônicos de vazio. 

  • GABARITO A

    Boderline- padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada.

    Histriônica- emocionalidade excessiva e difusa e o comportamento de busca de atenção.

    Fonte:DMS-V

  • Gabarito: A

    Outra coisa muito comum na personalidade histriônica é a dramatização, apresentada no caso.