SóProvas


ID
2526208
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Claudia trabalhava há 10 anos como secretária executiva em uma indústria automobilística. Pela manhã, ao entrar nos corredores da empresa rumo à sua sala, tinha o hábito de cumprimentar sorrindo os demais funcionários em torno de sua passagem, pois a todos conhecia após tantos anos. Sentia como se as pessoas no trabalho formassem uma grande família profissional. Certo dia, quando cumprimentava uma das funcionárias, a funcionária virou de costas consternada, desmaiou caindo no chão, teve um mal súbito e faleceu. Claudia desesperada fez o que pode para socorrer a funcionária, mas não houve meio de salvá-la. A partir desta data, a chegada à empresa que antes lhe era tão prazerosa, passou a significar-lhe uma grande tormenta. Ia trabalhar sempre muito exausta, pois já há 2 meses passou a ter seu sono perturbado por insônia ou pesadelos, apresentava semblante assustado, havia perdido sua conhecida calma para solucionar problemas no trabalho e, às vezes, com questões bem mais simples, explodia em raiva, o que era novo para os demais funcionários, tão queridos por ela. Assumiu uma postura mais vigilante e quando alguém no corredor, ao acaso, virava-se de costas, Claudia mostrava sinais de tensão e feição angustiada. Se alguém no ambiente de trabalho tentava conversar com ela sobre seu comportamento, Claudia evitava o assunto. Há indícios de que o transtorno desenvolvido por Claudia corresponde ao transtorno de

Alternativas
Comentários
  • O transtorno de estresse agudo é distinto do TEPT porque seu padrão sintomático é restrito à duração de 3 dias a 1 mês depois da exposição ao evento traumático. - DSM - V.

  • TEPT: Conforme o DSM - V

    - sintomas persistem por mais de um mês

    - pode ser decorrente de uma situação sofrida, apenas presenciada ou ainda, que ocorra com pessoas que são próximas ao paciente (mãe, filha, marido, irmão). Mesmo que o paciente não presencie o episódio sofrido por alguém que lhe é próximo, pode desenvolver sintomas de TEPT após ter ciência do fato.

     

  • GABARITO E

  • até um mês: ESTRESSE AGUDO

    depois de um mês: TEPT

  • Bom vamos lá,

    1 - Claudia gostava muito de seu trabalho

    2 – Ela começa a ter seus sintomas após a morte da funcionária em sua frente (um evento que a traumatizou)

    3 – Isso ocorreu a mais de 2 meses por conta do relato da insônia, o que já elimina o fato de um transtorno de estresse agudo, pois ele tem a duração de 1 mês.

    4 – Após o evento ela passa a ter sintomas como, exaustão, insônia, pesadelo, explosões de raiva, e começa a ficar vigilante, ou seja, com receio de reviver o evento ocorrido.

    Diante disso, só existe duas alternativas que poderíamos pensar, a B e a E, mas já eliminamos a B por conta do ocorrido já haver passado de 1 mês, assim, alternativa correta, alternativa E – Estresse pós-traumático

    Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpGeLjPDDFZii0PVP84LU7w?view_as=subscriber