SóProvas


ID
2526688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário

A respeito da condição de segurados e dependentes no RGPS e da fonte de custeio desse regime, julgue o item subsequente.


O segurado aposentado pelo RGPS que passar a auferir renda na condição de trabalhador autônomo será segurado obrigatório em relação a essa atividade e participará do custeio da seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • * Lei 8.212/91 - Lei de custeio da seguridade social:

    Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

    [...]

    § 4º O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata esta lei, para fins de custeio da Seguridade Social.

  • pensei que fosse Contribuinte individual...

    segue o jogo

  • Edilson Jr, 

    O Contribuinte Individual é segurado obrigatório. 

  • Lembrando que:

     

    No âmbito do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, somente lei pode criar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão legal do direito à "desaposentação", sendo constitucional a regra do art. 18, § 2º, da Lei 8.213/1991.


    STF. Plenário. RE 381367/RS, RE 661256/SC e RE 827833/SC, red. p/ o ac. Min. Dias Toffoli, julgados em 26 e 27/10/2016 (repercussão geral) (Info 845).

  • O problema mesmo é fazer com que os CI paguem as contribuições. É claro que todo empregado que se aposentou e começou a trabalhar como CI não vai pagar. Solidariedade é quase inexistente na terrae brasilis, principalmente, quando envolve dinheiro.

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • Tive o mesmo raciocínio do Edilson Jr. Depois que cai a ficha que ele é segurado obrigatório facultativo. Atenção zeeeeeero.

  • Certo

  • Principio da Solidariedade.

  • Lei 8.212/91 - Lei de custeio da seguridade social:

    Art.12.

    § 2.º Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas.

    (...)

    § 4.º O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social.

    Font: Alfacon

    ..., Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

    Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

  • o autônomo não seria segurado facultativo?

  • GABARITO: CERTO

    Seção I

    Dos Segurados

    Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

    § 4º O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social-RGPS que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social.

    FONTE:  LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991.

  • A pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não, é segurado obrigatório como contribuinte individual no Regime Geral de Previdência Social, nos termos do art. 12, inciso V, alínea h da Lei 8.212/1991.


    Outrossim, inteligência do art. 12, § 4º da Lei 8.212/1991, o aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social.


    Gabarito do Professor: CERTO

  • GABARITO: CERTO.

  • CERTO

    Lei 8.212/91 - Lei de custeio da seguridade social:

    Art.12.

    § 2.º Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas.