SóProvas


ID
2526859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Em relação ao conceito de ciência política e à legitimidade do poder político, julgue o item a seguir.


À luz da conhecida tipologia weberiana a respeito da dominação legítima, é correto afirmar que a política contemporânea é caracterizada pelo predomínio da dominação de tipo racional-legal e pela inexistência da dominação tradicional e da dominação carismática.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de dominação, segundo Weber

     

    O sociólogo alemão Max Weber [Erfurt,1864 - Munique, 1920] apresentou,em um de seus estudos mais importantes, três tipos puros de dominação legítima, cada um deles gerando diferentes categorias de autoridade. São classificados como puros porque só podem ser encontrados isolados no nível da teoria, combinando-se quando observados em exemplos concretos. O primeiro deles é a dominação tradicional. Significa aquela situação em que a obediência se dá por motivos de hábito porque tal comportamento já faz parte dos costumes. É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal. Os filhos obedecem aos pais por uma relação de fidelidade há muito estabelecida e respeitada.O segundo tipo é a dominação carismática. Nela, a relação se sustenta pelacrença dos subordinados nas qualidades superiores do líder. Essas qualidades podem ser tanto dons sobrenaturais quanto a coragem e a inteligência inigualável. Podemos tomar como exemplo qualquer grupo religioso centrado na figura do profeta, que apenas por meio de suas habilidades e conhecimentos pessoais, sem o uso da força, consegue arregimentar um grande número de seguidores.O terceiro tipo é a dominação legal, ou seja, por meio das leis. Nessa situação,um grupo de indivíduos submete-se a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes. Essas regras determinam ao mesmo tempo a quem e em que medida as pessoas devem obedecer. Um exemplo ilustrativo é o do empregado que acata as ordens de um superior, de acordo com as cláusulas (regras, leis) do contrato assinado.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8433-11072011-link-maxweber&category_slug=julho-2011-pdf&Itemid=30192

     

     

     

    PARA UMA SOCIOLOGIA DO CARISMA NA ATUALIDADE: ENSAIO PARA LEITURA DO CARISMA DE SAMORA MACHEL

     

    2.O CARISMA NA CONTEMPORANEIDADE " (...) O conceito de carisma, associado à noção de dominação carismática, é um dos conceitos-chave para quem deseja adentrar e entender a sociologia weberiana, especificamente à sua sociologia política, na sua vertente da sociologia da dominação a par das outras formas de legitimação da dominação analisadas por Weber, nomeadamente a dominação tradicional e a legal (WEBER, 2004). O conceito de carisma é um dos mais notáveis exemplos dos conceitos weberianos. Weber continua informando e estimulando reflexões e pesquisas empíricas e teóricas (GREEN, 2008), nas ciências e sociologia política contemporânea. Para Weber (2004) o carisma é termo técnico sociológico, que diferentemente das duas outras formas de autoridade (a tradicional e a legal/racional) é baseado em poderes enigmáticos de personalidades individuais para incitar confiança e segurança, na maioria das vezes ao serviço de um grande propósito ou missão (ibid.)".

     

    Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/1806-5023.2014v11n1p91/28683

  • Existe, de fato, um predomínio na política contemporânea da dominação do tipo racional-legal, porém não se pode afirmar que não existe mais dominação tradicional e carismática. Afinal, diversos países ainda adotam a Monarquia, que é uma espécie de sistema de governo baseada na dominação tradicional. Além disso, mesmo nas repúblicas, o processo eleitoral é fortemente afetado pela dominação carismática.

    Gabarito: Errado

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    Existem três tipos de dominação:

    • - Dominação Tradicional – Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações;
    • - Dominação Carismática – Baseada no carisma de uma pessoa;
    • - Dominação Racional-legalBaseada na lei! Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos.

    A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

  • A sociedade é permeada por formas de dominação.

    Tipos:

    a)     Dominação legítima (uso da força autorizado pelo Estado e implica em algum grau de obediência)

    b)     Dominação ilegítima (feita através da força não autorizada pelo Estado. Ex: roubo)

     

    Dominação legítima, para Weber, se divide em:

    a.1) dominação legítima tradicional (funda-se na tradição e em geral por transmissibilidade – Ex Rainha da Inglaterra)

    a.2) dominação legítima carismática (as pessoas veem carisma em determinada pessoa e por isso acham que ela deve ser seguida - Ex: Lula*) 

    a.3) dominação legítima racional-legal ou legal (a lei diz que você pode mandar)