SóProvas


ID
2527405
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere o resumo abaixo, redigido para o artigo intitulado “Mediação envolvendo idosos: considerações para a prática a partir da experiência na Defensoria Pública”:


Aborda aspectos sociais, legais e de vulnerabilidade do idoso, considerados imprescindíveis para trabalhar questões envolvendo autonomia, convivência e cuidados com pessoas desta faixa etária. Por meio de um comparativo entre os estatutos do idoso e o da criança e do adolescente, evidencia que os interesses dessa parcela da população devem sobrepor-se a qualquer outro juridicamente tutelado, salientando a possibilidade de aplicação da Lei de Alienação Parental aos idosos. Por fim, mostra, por meio de relatos de casos a partir da experiência na Defensoria Pública, como a utilização da mediação de conflitos envolvendo cuidados com idosos, preserva e/ou restabelece laços familiares.


De acordo com princípios e normas da área, observa-se que o resumo, corretamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra A. A motivação que ele não colocou no resumo.

  • Alternativa A, omite-se o motivo que levou à realização do estudo.

    Ao resolver a questão, eu errei, então, busquei tentar identificar as partes do resumo dividindo-o da seguinte forma:

    Aborda aspectos sociais, legais e de vulnerabilidade do idoso, considerados imprescindíveis para trabalhar questões envolvendo autonomia, convivência e cuidados com pessoas desta faixa etária. (Acredito que seja parte da INTRODUÇÃO)

    Por meio de um comparativo entre os estatutos do idoso e o da criança e do adolescente, evidencia que os interesses dessa parcela da população devem sobrepor-se a qualquer outro juridicamente tutelado, salientando a possibilidade de aplicação da Lei de Alienação Parental aos idosos. (Aqui acho que se destacaram, de forma breve, a metodologia do estudo - COMPARATIVO- e os respectivos resultados obtidos)

    Por fim, mostra, por meio de relatos de casos a partir da experiência na Defensoria Pública, como a utilização da mediação de conflitos envolvendo cuidados com idosos, preserva e/ou restabelece laços familiares. (Aqui se fundamenta a CONCLUSÃO)

  • A questão proposta avalia os conhecimentos dos candidatos no que tange a redação de resumos. 

    O resumo apresentado é do tipo informativo, que é o formato recomendado para textos técnico-científicos. Este tipo de resumo pode, em alguns casos, dispensar a leitura do texto integral. O conteúdo deste tipo de resumo apresenta informações sobre a finalidade da pesquisa, a metodologia usada, os resultados e suas conclusões.  

    Com base nestas e outras informações sobre o assunto, identificamos: 

    A – CORRETA. É recomendado que os resumos não apresentem as motivações da pesquisa, sendo preferível a indicação de finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. 

    B – INCORRETA. O resumo está estruturado em três partes distintas: introdução, desenvolvimento/descrição e conclusão. 

    C – INCORRETA. Não há uso de paráfrase no texto. 

    D – INCORRETA. O resumo apresenta os verbos na voz ativa. 

    E – INCORRETA. Não há indicação de tratamento. 

    Gabarito do Professor: Letra A .