SóProvas


ID
2527426
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dados abaixo.


Item intitulado “Defensoria pública: o reconhecimento constitucional de uma metagarantia”, contendo artigos de defensores públicos de vários estados da Federação, com organização de Adriana Fagundes Burger, Patrícia Kettermann e Sérgio Sales Pereira Lima, e publicação da Associação Nacional dos Defensores Públicos.


Aplicando as regras do AACR2, os bibliotecários I e II chegaram a resultados distintos:


I. aplicou a regra dos três e deu entrada pelo primeiro responsável principal indicado: Adriana Fagundes Burger, com entradas secundárias para Patrícia Kettermann e Sérgio Sales Pereira Lima.

II. deu entrada pelo título coletivo, indicando entradas secundárias para os organizadores Adriana Fagundes Burger, Patrícia Kettermann e Sérgio Sales Pereira Lima.


Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • AACR2 - 21.7B1

  • "21.7. COLETÂNEAS DE OBRAS POR DIFERENTES PESSOAS OU ENTIDADES

    21.7A. Campo abrangido

    21.7A1. Aplique esta regra a:
    a) coletâneas de obras independentes por pessoas ou entidades distintas
    b) coletâneas que consistem em extratos de obras independentes por pessoas ou entidades distintas
    c) obras que consistem, em parte, de obras independentes e, em parte, de contribuições por diferentes pessoas ou entidades. Para coletâneas de gravações de som, veja 21.23C-21.230

    21.7B. Com título coletivo

    21.7B1. Faça a entrada de uma obra que pertença a uma das categorias mencionadas em 21.7A por seu título, se tiver um título coletivo. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para os compiladores/coordenadores, se não houver mais de três e se estiverem citados com destaque no item que está sendo catalogado. Se figurarem mais de três compiladores/coordenadores com destaque, faça entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o principal compilador/coordenador e/ou para aquele mencionado em primeiro lugar."

    Gabarito: LETRA C

  • A questão aborda o uso do AACR2 nos processos de catalogação. 

    A definição dos elementos utilizados como pontos de acesso é determinada pelo AACR2 no capitulo 21 – Escolha dos Pontos de Acesso. 

    Na seção 21.7 são determinadas as regras para Coletâneas de Obras Diferentes por Pessoas ou Entidades. A coletânea de artigos indicada no enunciado é organizada por três pessoas – Adriana Fagundes Burger, Patrícia Kettermann e Sérgio Sales Pereira Lima – publicada em um título coletivo.  

    No caso de títulos coletivos, a regra 21.7B1 define:  

    Faça a entrada de uma obra que pertença a uma das categorias mencionadas em 21.7A por seu título, se tiver um título coletivo. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para os compiladores/coordenadores, se não houver mais de três e se estiverem citados com destaque no item que está sendo catalogado. Se figurarem mais de três compiladores/coordenadores com destaque, faça entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o principal compilador/coordenador e/ou para aquele mencionado em primeiro lugar." 

    Desta forma, o que é indicado pela opção I está incorreto, visto que esta opção poderia ser aplicada a publicações SEM título coletivo. 

    A opção II, por sua vez, apresenta corretamente a forma de se escolher as entradas para este caso específico. A única alternativa que identifica corretamente esta escolha é a opção C. 

    Gabarito do Professor: Letra C .

    Fonte: Código de Catalogação Anglo-Americano