SóProvas


ID
2527969
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Características das Organizações como Sistemas Abertos: As Organizações importam mais energia do que exportam. Qual o nome da característica sublinhada?

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra E

     

    Estamos falando da Teoria dos Sistemas, defendida pelo biólogo Ludwig von Bertanlanffy, que não acreditava nas visões mecanicistas newtonianas dos fenômenos biológicos.

     

    "Com base em conceitos científicos, é possível entender por que estamos vivendo esse momento deplorável em relação à administração pública. Todos os organismos são regidos por uma lei universal da natureza, na qual todas as formas de organização se movem para a desorganização e a morte (a energia é exportada aqui, saindo de um corpo e indo para seu ambiente). Isto é denominado processo entrópico. Cabe ao administrador cuidar para que o mesmo não aconteça à sua empresa em sua gestão, através da busca pela entropia negativa. Ou seja, inverter o processo entrópico, de modo que saiamos da desorganização à organização (aqui há o fornecimento de energia para o corpo de modo que a quantidade de energia que é conferida ao corpo seja maior do que a que ele perde para o ambiente). Se vivemos em um cenário político tão conturbado e cheio de problemas, é porque não temos administradores competentes para evitar que caminhemos à desordem."

     

    A homeostasia é um processo de equilibrio, garantidor da rotina e da parmanência dos sistemas. Não há ganhos mas também não há defasagens. A quantidade de energia que é perdida para o ambiente é a igual a que entra.

     

    Sinergia é esforço simultâneo de vários órgãos que provoca um resultado ampliado. A soma das partes é maior do que o todo (2 + 2 = 5 ou mais). Veja que aqui estamos falando de processos internos do sistema, portanto não há que se comparar com a entropia negativa, a qual considera processos internos e externos ao sistema.

     

    http://administracaonoblog.blogspot.com.br/2014/01/sistemas-abertos-das-organizacoes.html

  • Organização como um sistema aberto

    A organização é um sistema aberto que apresenta as seguintes características:

    1. Importação (entradas). A organização recebe insumos do ambiente e depende de suprimentos renovados de energia de outras instituições ou de pessoas. Nenhuma estrutura social é autossuficiente ou autocontida.

    2. Transformação (processamento). Os sistemas abertos transformam a energia recebida. A organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, mão de obra treinada, serviços etc. Essas atividades acarretam alguma reorganização das entradas.

    3. Exportação (saídas). Os sistemas abertos exportam seus produtos, serviços ou resultados para o meio ambiente.

    4. Os sistemas são ciclos de eventos que se repetem. “O funcionamento do sistema aberto consiste em ciclos recorrentes de importação - transformação - exportação. A importação e a exportação são transações que envolvem o sistema e setores do seu ambiente imediato, enquanto a transformação é um processo contido

    dentro do próprio sistema”. As organizações reciclam constantemente suas operações ao longo do tempo.

    5. Entropia negativa. A entropia é um processo pelo qual todas as formas organizadas tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, no fim, à morte. Para sobreviver, os sistemas abertos precisam mover-se para deterem o processo entrópico e se reabastecerem de energia, mantendo indefinidamente sua estrutura organizacional. É um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.

    Fonte: Chiavenato

  • Outros conceitos:

    Homeostasia. É a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo inalterado o seu status quo interno.

    Sinergia. Saber ultrapassar conflitos e criar cooperação. Sinergizar é um princípio de cooperação criativa.

    Equifinalidade. Os sistemas abertos são caracterizados pelo princípio de equifinalidade: um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais. Na medida em que os sistemas abertos desenvolvem mecanismos regulatórios (homeostase) para regular suas operações, a quantidade de equifinalidade é reduzida. Porém, a equifinalidade permanece: existe mais de um modo de o sistema produzir um determinado resultado, ou seja, existe mais de um caminho para o alcance de um objetivo. O estado estável do sistema pode ser atingido a partir de condições iniciais diferentes e por meios diferentes.

    Fonte: Chiavenato

  • Importar mais energia do que exportar consiste na negentropia ou entropia negativa (Alternativa E). Vale lembrar que a organização que tem a capacidade de manter a negentropia possui eficácia organizacional.

    Alternativa A. Errado. Homeostasia corresponde ao estado de equilíbrio de um sistema.

    Alternativa B. Errado. Homomórfico consiste em um adjetivo daquilo que possui a mesma forma. As organizações enquanto sistemas abertos não são homomórficas, pois elas possuem morfogênese (capacidade de modificar a si própria e sua estrutura básica).

    Alternativa C. Errado. Sinergia corresponde ao efeito multiplicado provocado pela associação de esforços. A sinergia explica por que o resultado da conjugação de sistemas tende a ser superior do que a simples soma de seus elementos constituintes.

    Alternativa D. Errado. Equifinalidade corresponde à capacidade de um sistema atingir um objetivo de diferentes maneiras.

    Gabarito: E

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as organizações como sistemas abertos. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve conter a característica descrita no enunciado (organizações que importam mais energia do que exportam).

    Do que a banca propõe, logo de cara eliminamos duas opções, B e D, já que não são características das organizações como sistemas abertos.

    A - incorreta. Homeostasia é a tendência que o sistema aberto tem de permanecerem equilíbrio dinâmico, mantendo seu status quo interno. É a homeostasia que garante a estabilidade e o estado firme do sistema do sistema, apesar de todas as variações que ocorrem no ambiente. Ela enfatiza o processo ou as atividades internas da organização, ou seja, a busca pela eficiência.

    B - incorreta. Consoante a lição de Chiavenato (2014, p.408), "os sistemas são homomórficos (ou homomorfos) quando guardam entre si proporcionalidades de formas, embora nem sempre do mesmo tamanho. Nem sempre a construção de modelos de sistemas extremamente complexos permite o isomorfismo, principalmente quando há impossibilidade de verificá-lo. Assim, o sistema deve ser representado por um modelo reduzido e simplificado por meio do homomorfismo do sistema original. É o caso de maquetes ou plantas de edifícios, diagramas de circuitos elétricos ou eletrônicos, organogramas de empresas, fluxograma de rotinas e procedimentos, modelos matemáticos de decisão, etc." 

    C - incorreta. Sinergia é o oposto da entropia. Representa um esforço simultâneo de várias partes ou subsistemas da organização em benefício da mesma função. A sinergia, conforme a lição de Chiavenato (2021), é um efeito multiplicador das partes, fazendo com que o resultado de uma organização seja diferente da soma de suas partes.

    D - incorreta. Segundo Chiavenato (2014), os sistemas abertos são caracterizados pelo princípio de equifinalidade: um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais.

    E - correta. A entropia se trata de um processo pelo qual todas as formas organizacionais tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim, à morte.

    Segundo Chiavenato (2021), os sistemas abertos evitam a entropia por intermédio da impostação de quantidades maiores de energia em relação àquelas que devolvem para o ambiente, como serviços ou produtos

    Tendo visto as opções válidas, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2021.

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.