SóProvas


ID
2528194
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Arquivos, bibliotecas e museus têm em comum a missão de

Alternativas
Comentários
  • Os três tipos de instituições tem como objetivo tornar acessível a informação contida nos respectivos acervos, seja para fins educativos, de entretenimento, culturais, entre outros(no caso de bibliotecas e museus), seja para fins histórico, de pesquisa, informação ou prova (no caso dos arquivos). Letra D

  • Gabarito D

     

    TEÓRIA

    1. (INSTSELEÇOES/CREFITO/2017) Durante um processo seletivo interno para o cargo de assistente administrativo de uma empresa, uma das questões da prova teórica abordava as diferenças existentes entre arquivo e biblioteca. Considerando essas diferenças, é correto afirmar: e) Os documentos de arquivo provêm tão só das atividades públicas e privadas e os da biblioteca são adquiridos por compra, doação ou permuta.

     

    2. (IF-TO/2017) São considerados órgãos de documentação, segundo Renato Valentini (2009), museus, centros de informação, bibliotecas e arquivos. Marque a alternativa que caracteriza, adequadamente, esses órgãos de documentação. e) Museu é uma instituição de interesse público. Seus documentos são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões.

     

    3. (CESGRANRIO/ELETROBRAS/2010) O documento de arquivo possui um caráter que o diferencia dos documentos de bibliotecas ou de museus, que é o caráter c) Orgânico;

     

    4. (CESPE/TRE-MG/2009/ADAPTADA) As características COMUNS dos arquivos das bibliotecas e dos museus incluem os seguintes pontos

    a) o fato de a exclusividade de criação e recepção ser atribuída a um órgão, uma empresa ou uma instituição.

    b) o fato de os documentos de arquivo se originarem no curso das atividades de um órgão, uma empresa ou uma instituição.

    c) a organicidade, de forma que um documento se ligue a outros do mesmo conjunto.

    e) o caráter probatório dos documentos nas transações realizadas pelo órgão, pela empresa ou pela instituição responsável por eles.

     

    5. (FCC/DPE-RS/2017) Robert S. Martin afirma que há uma diferença fundamental entre usar, ler e ver documentos, funções que caracterizariam, segundo ele, a postura típica que se tem perante os acervos de d) arquivos, bibliotecas e museus.

  • GAB. D

  • GABARITO: "D".

    Os diferentes órgãos de documentação mencionados buscam tornar acessíveis as informações contidas nos seus diferentes acervos, sendo esta a essência do que os torna parecidos. Aparte disso, eles reúnem documentos diferentes e por modos diferentes. Enquanto bibliotecas e museus reúnem documentos por coleção, arquivos reúnem documentos por acumulação. Museus reúnem documentos de museu, bibliotecas possuem documentos de biblioteca e arquivos possuem documentos de arquivo. Além disso, a finalidade do arquivo é funcional e administrativa enquanto os museus e bibliotecas possuem finalidade cultural-científica.

    Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • A tríade da Ciência da Informação (arquivos, bibliotecas e museus) possuem características que os diferem e que os assemelham por se tratar de três áreas que possuem como objeto a informação. 

    Para exemplificar, um ponto que os diferenciam é a forma de construção do acervo. Enquanto nos arquivos temos uma acumulação natural, pois os documentos são produzidos ou recebidos no decorrer das atividades das instituições para que essas atividades possam ser desenvolvidas, nos museus e bibliotecas temos coleções de informações reunidas através de compra, doação ou permuta.

    Na outra mão, um ponto semelhante entre os três é que todos lidam com o mesmo objeto: a informação. Muitas vezes possuem as mesmas técnicas de preservação também, a depender do suporte documental. 

    Dito isso, as alternativas devem ser analisadas com o objetivo de identificar qual item elenca uma característica em comum entre os três. 

    a) Extroversão é um termo técnico utilizado na ciência da informação. Segundo Eduardo Caetano e Nair Yumiko, "a extroversão tem enfoque no objeto exterior, nos fatos e pessoas em que se observa a atenção para a ação, comunicabilidade, sociabilidade e facilidade de expressão. Já a introversão tem enfoque no objeto interior, na ação reflexiva, reservada. Fonte:  EXTROVERSÃO E DESCOBERTA: VISUALIZAÇÃO DE DADOS NO AUXÍLIO A BUSCAS E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES

    b) O recolhimento e a transferência são termos arquivísticos somente. A transferência é o nome que se dá para a passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário. Já o recolhimento é o nome que se dá sempre que um documento chega ao arquivo permanente, seja diretamente do arquivo corrente ou do arquivo intermediário.

    c) Caráter contingente é algo incerto. Quando se diz que os documentos biblioteconômicos e museológicos são incertos, quer dizer que eles podem ou não existir a depender de fatores que também não são certos. Ao contrário dos documentos arquivísticos, que refletem as funções da instituição, que são definidas e certas.  

    d) Como dito anteriormente, todos os três lidam com a informação, independente do suporte em que estão registradas. Essa informação, principalmente se for pública, deve ter como prerrogativa e objetivo principal, o acesso. É por isso que esse item está correto: tanto nos arquivos, quanto nas bibliotecas e museus devem tornar as suas informações acessíveis. 

    e)  Nos arquivos, a prioridade são as funções, a proveniência e não o conteúdo do documento em si. 

    Gabarito do Professor: D

  • Aqui precisamos identificar o objetivo dos arquivos, bibliotecas e museus concomitantemente. Precisamos entender que esses três segmentos trabalham com informação. A informação, quando não transmitida, é inútil. Portanto, os três segmentos possuem o objetivo comum de produzir/receber/acumular/colecionar/adquirir/permutar (a depender de qual estamos falando) e transmitir a informação, ou seja, dar acesso aos seus acervos ou conjuntos documentais (letra D). Vamos ver as alternativas.

    a)    Extroversão é o ato de colocar algo para fora e não é uma característica dos três segmentos analisados. Essa questão é a famosa “encheção de linguiça”.

    b)    Essa reunião, através do recolhimento e transferência, é uma característica somente dos documentos de arquivo.

    c)    Os documentos de natureza contingente é algo incerto e essa é uma característica somente dos documentos de biblioteca e museus.

    d)    Gabarito, como explicado no início da resolução.

    e)    No processo descritivo da documentação, ou seja, na atividade de retirar as informações representativas do documento para torna-lo mais acessível é característica das bibliotecas. Nos arquivos, a organização visando o acesso é feita, normalmente, a partir das funções da instituição.

    Resposta: D