SóProvas


ID
2529094
Banca
Marinha
Órgão
CapNav
Ano
2017
Provas
Disciplina
Teologia

A respeito das interpretações simbólica e tipológica das Escrituras, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os fatos podem ter significado simbólico e Os fatos podem ter significado tipoiógico. já Um tipo sempre prefigura aigo futuro. Um tipo é um fato que ensina uma verdade moral e prediz alguma realização efetiva dessa verdade.

    tanto os tipos como os símbolos apontam para alguma coisa, a diferença é que o símbolo e um sinal, enquanto um tipo é um modelo ou uma imagem de alguma coisa.

    um símbolo poe referir-se a algo do passado, presente ou futuro, enquanto um tipo sempre prefigura a aldo da realidade futura.

    os tipos escriturísticos(=profecias preditiva) não são todos da mesma espécie. Há pessoas tipicas, lugares tipicos, coisas tipicas, ritos típicos e fatos típicos.

    os tipos do AT eram, ao mesmo tempo, símbolo e tipos, pois denotavam verdade espirituais , embora erguidas a um nível mais elevado na sua realização futura.

    A idéia fundamental dos tipos é a da relação representativa preordenada que certas pessoas, acontecimentos e instituições do Antigo Testamento têm com pessoas, acontecimentos e instituições correspondentes no Novo.

    As três características seguintes são dadas pelos escritores de tipologia:

    (1) Deve haver algum ponto realmente notável de semelhança entre um tipo e seu antítipo. O primeiro deve ser um retrato verdadeiro do último em algum ponto particular.

    (2) O tipo deve ser designado por mandato divino para ter uma semelhança com o antítipo. A similaridade acidental entre uma pessoa ou um acontecimento do Antigo e do Novo Testamento não significa que um seja tipo do outro. Deve haver alguma evidência escriturística de que isso foi designado por Deus.

    (3) Um tipo sempre prefigura algo futuro. Um tipo escriturístico e a profecia preditiva são, em substância, a mesma coisa, diferindo somente na forma.

    Os tipos apresentavam a verdade de modo velado, enquanto no NT, as realidades dispersam as sombras e apresentam a verdade com brilho resplandecente. Se as profecias só podem ser completamente entendidas à luz do seu cumprimento, isso também se aplica aos tipos (BERKOF., 113).