Os três tipos são:
1) Sermão Temático
2) Sermão Textual
3) Sermão Expositivo
A - Sermão temático é aquele que parte de um tema ou assunto. O pregador procura textos em vários lugares da bíblia para as divisões e apoiar o assunto escolhido. Em outras palavras, primeiro vem o tema, depois vêm os textos bíblicos. É o mais fácil de ser preparado, porém existem cuidados que precisam ser tomados.
B - Sermão textual é elaborado a partir de um texto bíblico menor. O tema e as divisões são tirados apenas do texto base. Ou seja, a estrutura do sermão é construída como base no texto escolhido.
C - sermão analítico - 0
D - GABARITO - sermão expositivo é a explicação da Escritura. É o sermão que externa, que mostra e expõe uma verdade contida em um determinado texto das Escrituras. A principal função do sermão expositivo é tornar claro o texto bíblico, explanar o texto e dizer exatamente o que o texto quer dizer. Pregação expositiva é pregar a Palavra de Deus, e não ‘sobre’ a palavra de Deus. Pregação expositiva é pregação centrada na Bíblia. O foco, conteúdo, as ideias, as divisões e a aplicação do sermão devem ser centrados na passagem bíblica, e não nos critérios, pensamentos e opiniões do pregador.
E - sermão biográfico - 0