SóProvas


ID
2530255
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A vacina contra o vírus da febre aftosa contém antígenos purificados e inativados das cepas O1 Campos, A24 Cruzeiro e C3 Indaial, emulsificados em óleo mineral. Assinale quais proteínas virais são removidas no processo de purificação desta vacina.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    A proteína 3ABC é uma proteína não estrutural do vírus da febre aftosa e está presente em altos níveis no soro de animais infectados.

    Visando a diferenciação entre animais doentes e vacinados a proteína ABC deve ser removida durante o processo de produção da vacina, para que o animal imunizado não apresente anticorpos detectáveis contra ela.

     

    IN 50/2008- MAPA:

    Art. 27. As partidas de vacinas contra a febre aftosa, antes da comercialização, serão avaliadas quanto à capacidade de induzir a formação de anticorpos contra proteínas não estruturais (não capsidais) nos animais vacinados, utilizando-se o sistema ELISA 3ABC/EITB.

    V - Será considerada APROVADA a partida de vacina contra a febre aftosa que não induzir reação considerada positiva ao sistema ELISA 3ABC/EITB em nenhum dos bovinos utilizados na prova aos 28 DPV e 28 DPR. (Ou seja, é aprovada a vacina que não induzir a formação de anticorpos contra as proteínas não estruturais do vírus, como a 3ABC).

  • Lembrando que a vacina atualmente é INATIVADA, 2 ml, sorotipos A e O, o C foi excluído, via SC ou IM.