SóProvas


ID
2530279
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Listeria monocytogenes possui a habilidade de penetrar no organismo através das células M do intestino. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde ao fator de virulência responsável por tal habilidade:

Alternativas
Comentários
  • listeriolisina O, seu maior fator de virulência) e fosfolipases, Os ligantes de L. monocytogenes são principalmente as internalinas A e B (InlA e InlB), que são proteínas de superfície caracterizadas por possuir repetições ricas em leucina (LRR), responsáveis por intermediar a ligação com a célula do hospedeiro

  •  

    Gab.C

    Internalinas A e B: são proteínas de superfície responsáveis por intermediar a ligação com a célula do hospedeiro.

     

    Listeriolisina O: é o principal fator de virulência da Listeria monocytogenes. Provoca o rompimento das membranas e o consequente extravasamento das enzimas hidrolíticas,  que culminam com  a destruição de macrófagos e monócitos. Além disso, impede a fagocitose da bactéria, promovendo sua sobrevivência e multiplicação dentro das células fagocitárias.

     

    Fosfolipase C: rompem as membranas da célula hospedeira pela hidrólise de lipídeos de membrana.

     

    Gene actA: requisita filamentos de actina da célula hospedeira a formarem uma cauda polar em sua superfície que promoverá o deslocamento da bactéria no citoplasma, permitindo a invasão das células adjacentes.

  • Dentre os diversos fatores de virulência de L. monocytogenes, a proteína internalina A (InlA) é essencial para adesão e internalização no enterócito, possibilitando sua entrada no organismo.