SóProvas


ID
2530978
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre redação oficial, analise as afirmativas a seguir.


I. Redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações.

II. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

III. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL

     

    1. O que é Redação Oficial

     

            Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.

     

            A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

     

            Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Quando se fala um único comunicador se restringe muito pois o público tb pode ser o destinatário de um documento público, mas qd se redige um documento vai unicamente para um tipo de destinatário o governo ou usuário comum.Pergunta mal formulada...
  • GABARITO: E

     

    Hercilia Santos, não é mal formulada. Você trocou as bolas, já que é justamente o que diz o manual, veja bem: 

    As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Há sempre um único comunicador?! SEMPRE?! E as resoluções? Tipicamente feitas por órgãos colegiados? E a exposição de motivos interministerial? Que conta com assinaturas de mais de um ministro e envolve vários ministérios? Não, senhora, FGV, vc já foi melhor que isso! Não, pera...

  • Monica, a FGV não está errada. Ela apenas copiou o que está escrito no manual, veja:
     (...) as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois sempre um único comunicador (o Serviço Público) (...)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Concordo com a Monica ! Um Oficio pode ser enviado por um particular, por exemplo.

  • Questionar é sempre bom, faço isso em várias questões, porém não há o que questionar nessa.

    Apareceu essa questão novamente para mim, e novamente afirmo o que já esclareci noutro comentário: É O QUE DIZ O MRPR!

    Não há motivos para choro. Caso fossem fazer recurso seria negado, pois eles têm respaldo no manual.

     

    Não é só a FGV, outras bancas também, tal qual CESPE (Q432985).

    Às vezes temos que sair da realidade e ir para o que diz a letra fria da lei. Ou faz isso, ou perde a questão por pura birra.

     

    Bons estudos.

  • eu também tomei no bobó com a III, rs.

    "[...] as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)."

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manualredpr2aed.pdf

  • De acordo com o Manual de Redação Oficial, "nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)."
     

  • ERREI PELO TERCEIRO, ME PASSEI NESSA PARADA DE UNICO COMUNICADOR, MAS FAZ SENTIDO, O MANUAL ENTENDE COO SERVIÇO PUBLICO, CORRETO, IMPESSOALIDADE E TAL

  • Sempre único comunicador= Poder público

     

    =)

  • "Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações."


    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade."


    "No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público".

  • Errei de bobeira por causa da III

  • Letra E.

    I - Certo. A afirmativa é a exata reprodução da definição de Redação Oficial apresentada pelo MRPR (2ª e 3ª edições).

    II - Certo. A afirmativa está adequada em relação ao expresso no MRPR (3ª edição):

    “A redação oficial caracteriza-se por:

    • clareza e precisão;

    • objetividade;

    • concisão;

    • coesão e coerência;

    • impessoalidade;

    • formalidade e padronização.”

    III - Certo. Tal como expresso no MRPR (2ª edição): “As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público)”.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da comunicação oficial. 
    Com base no Manual de Redação da Presidência da República, vamos analisar abaixo cada uma das afirmações a seguir: 
    I. O Manual estabelece na p. 16 que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Sendo assim, a afirmativa está correta.
    II. De acordo com os atributos da redação oficial, esta deve caracterizar-se pela clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa. Tendo em vista que a questão não afirma que existem apenas as mencionadas, a afirmação presente no item está correta.
    III. Conforme determina o Manual, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Nesse sentido, sua afirmação está correta. 
    A partir da análise acima, identificamos que todas as afirmativas estão corretas e, portanto, a resposta desta questão é a letra E. 
    Gabarito: Letra E