SóProvas


ID
2531389
Banca
FAPEMS
Órgão
PC-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Leia o seguinte excerto.


A traumatologia forense estuda aspectos médico-jurídicos das lesões, dentre as quais a lesão ou espectro equimótico. Segundo CROCE (2012), "a equimose é definida como a infiltração e coagulação do sangue extravasado nas malhas dos tecidos, sem efração deles. O sangue hemorrágico infiltra-se nos interstícios íntegros, sem alinhamento, originando a equimose".

CROCE, Delton. CROCE JR. Manual de medicina Legal. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 306.


A respeito dessas lesões, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) As formas de equimose são variadas, por isso as chamadas víbices são aquelas ocorrentes em ampla área de efusão sanguínea. ERRADO -

    Víbice é quando a equimose é produzida por objetos cilíndricos, como bastões, cassetetes, bengalas os quais deixam duas equimoses longas e paralelas.

     

     b) Sugilação é o termo que define um aglomerado de petéquias.CORRETO.

     

    c)O estudo das equimoses não é considerado para análise das contusões. ERRADO - É muito utilizado para análise das contusões.

     

     d) Em medicina legal, pode-se afirmar que hematoma é sinônimo de equimose. ERRADO - Hematoma tem maior extravasamento de sangue, geralmente é um vaso bastante calibroso. Pela palpação da região afetada, percebe-se a sensação de flutuação. Equimoses: No geral são superficiais, pequenos vasos.

     

     e) Com base no espectro equimótico de Legrand du Saulle, uma lesão ocorrida há 8 dias apresenta coloração vermelha. ERRADO - 7° ao 10° dia: coloração esverdeada.

     

  • A) Alternativa ERRADA. Vibices são equimoses lineares e paralelas, formando estrias.

    B) Alternativa CORRETA. De acordo com CROCE (1996), que foi citado na questão, sugilações são aglomerados de petéquias (equimoses puntiformes). Para FRANÇA (2015), as sugilações são equimoses em pequenos grãos.

    C) Alternativa ERRADA. O estudo das equimoses tem grande relevância forense e investigativa, tendo em vista que tais lesões são frequentemente associadas a traumas de natureza contundente.

    D) Alternativa ERRADA. Apesar de leigamente as pessoas se referirem ao “roxo” utilizando o termo “hematoma”, ele, na verdade, chama-se “equimose”. De acordo com CROCE (1996), hematoma é produzido pelo sangue extravasado de vasos mais calibrosos, não capilares, que descola a pele e afasta a trama dos tecidos formando uma cavidade circunscrita (uma bolsa de sangue). A equimose, por outro lado, como o próprio texto da questão afirma, resulta da coagulação do sangue extravasado nas malhas dos tecidos. Portanto, hematoma e equimose são lesões diferentes.

    E) Alternativa ERRADA. Com base no espectro equimótio de Legrand du Salle, uma lesão ocorrida há 8 dias já possui coloração amarelo-esverdeada.

  • Gabarito: letra B.

    Meu amigo! Aprenda e não esqueça nunca mais! A sugilação é o famoso "chupão"! É formado não por uma grande mancha roxa, mas por diversas manchinhas rochas (cada manchinha tem o nome de "petéquia").

  • Equimose

    É o nome que se dá à infiltração e coagulação do sangue extravasado nas malhas dos tecidos, sem efração deles. O sangue hemorrágico infiltra-se nos interstícios íntegros, sem aninhamento, originando a equimose.

    A equimose é superficial quando resulta da ruptura, geralmente, de capilares cutâneos, e profunda, se consequente a lesão de vasos mais calibrosos das vísceras, dos músculos ou dos ossos.

    A intensidade e o tamanho da equimose dependem do instrumento produtor, do grau de violência, das condições anatômicas e de vascularização da região lesada, da constituição pessoal, do sexo, da idade e da higidez do ofendido. Desse modo, a maior frouxidão dos tecidos, como a tela subcutânea das pálpebras e da bolsa escrotal, e a riqueza vascular favorecem a infiltração do derrame hemático, com formação de grandes equimoses.

    A forma das Ekchymosis é muito variável. Em geral, mais ou menos circulares, se examinadas decorrido pouco tempo após o trauma, podem reproduzir a forma do instrumento contundente.

    Puntiformes, recebem o nome de petéquias. Serão chamadas víbices quando tomam a forma alongada, em estrias. Sugilação é um aglomerado de petéquias; sufusão, ampla área de efusão sanguínea.

    Há quem dê o nome de equimona a uma equimose de grande proporção.

    A efusão de sangue pode surgir logo após o traumatismo, ou horas ou dias depois. Também não é obrigatório se manifeste na sede da lesão. Assim é que uma contusão cranioencefálica pode gerar, posteriormente, equimoses palpebrais, subconjuntivais etc.; na sufocação indireta por compressão do tórax e/ou do tórax e abdome, às vezes, surgem sufusões na cabeça e no pescoço, formando a máscara equimótica de Morestin. (Grifamos)

    Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

  • Vamos falar de EQUIMOSE:

    - Espécie de lesão que resulta de uma ação contudente (agente mecânico maior causador de dano);

    - Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.

    - Sugilação: Quando se apresenta em forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação; confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida - grãos de areia. Sugilação é o termo que define um aglomerado de petéquias. (GAB. B)

    - Víbice: Quando se apresenta em forma de estrias;

    - Petéquias: pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico; cabeça de alfinete - desaparecem mais rápido que as demais

    http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=1381#set

    - Equimona: Equimose de grande proporção;

     

    Lucas, e esse Legrand du Saulle?

    Amigos, a tonalidade da equimose é outro aspecto de grande interesse médico-pericial. De início, é sempre avermelhada. Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelhoescura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.

    Essa mudança de tonalidades que se processa em uma equimose tem o nome de “espectro equimótico de Legrand du Saulle”. Em geral, é vermelha no primeiro dia, violácea no segundo e no terceiro, azul do quarto ao sexto, esverdeada do sétimo ao 10o, amarelada por volta do 12º dia, desaparecendo em torno do 15º ao 20º.

     

    fontes:

    Genival Veloso de França 10ª edição

    Site do professor malthus (sou fã desse cara!!!!!)

  • A)     Errado: Víbices duas equimoses lineares (víbices) paralelas com centro livre, como no caso de lesão com instrumento cônico (cassetete).

    B)      CERTO: é um conjunto de petéquias numa área de maior pressão, seja decorrente de um chupão ou de uma ventosa. Quando a pessoa está morta, o sangue desce para as partes mais baixas do corpo, daí a pressão de dentro para fora cria sugilações post mortem

    C)      Errado: Sendo a equimose a ruptura do vaso com derramamento do sangue, ocorrida principalmente com alguma pancada ou ação contundente sofrida pela indivíduo, está ela diretamente ligada ao estudo das contusões.

    D)     Errado: É uma coleção hemática, um thrombos traumáticos produzido pelo sangue extravasado de vasos mais calibrosos, não capilares, que descola a pele e afasta a trama dos tecidos formando uma cavidade circunscrita, onde se aninha. Faz relevo na pele, discreto, e é de absorção mais lenta do que a equimose. É uma bolsa de sangue.

    E)      Errado: Em geral, é lívida ou vermelho-bronzeada no 1.º dia; arroxeada entre o 2.º e o 3.º; azul entre o 4.º e o 6.º; esverdeada entre o 7.º e o 10.º; amarelo-esverdeada entre o 10.º  e o 12.º amarelada entre o 12.º e o 17.º dias, ou mais.

  • EQUIMOSE: SANGUE INFILTRADO NAS MALHAS DOS TECIDOS -> GÊNERO

     

    ESPÉCIES:

     

    A) PETÉQUIA = EQUIMOSE EM FORMA DE PONTO

     

    B) SUGILAÇÃO: AGLOMERADO DE PETÉQUIAS = "CHUPÃO"

     

    C) SUFUSÃO: LENÇOL HEMORRÁGICO = CHAMADO DE EQUIMOMA (A NOMENCLATURA PODE CONFUNDIR COM O GÊNERO)

     

    GABARITO LETR "B" 

  • ALT. "B"

     

    A sugilação é o termo que define um aglomerado de petéquias. Petéquia são pontos hemorrágicos. Víbices são equimoses lineares e paralelas, que muitas das veze vem com assinatura, ex: cacete.

     

    Espectro Equimótico de Legrand du Saulle: Normalmente encontrado em de feridas contusas.

    vermelho – 1º dia

    violáceo - 2º e 3º

    azul – 4º a 6º

    esverdeado – 7º a 10º

    amarelado – 11º a 17º  

     

    Bons estudos. 

  • Sugilação= é uma forma de equimose, caracterizada por vários "pontinhos" como grão de areia, que geralmente é superficial, não forma coleção, mas pode ter dentro dos órgãos. na área do traumatismo ou pode até se estender.

  • sugilação: pontos avermelhados agrupados ( conjunto de petéquias)

    sufusão: manchada arroxeada consequente a sangramento mais intenso

    petéquias: pontos avermelhados do tamanho da cabeça da cabeça de um alfinete 

  • PARA GRAVAR:

    VERMELHO > 1

    VIOLÁCEO > 2-3 (diferença de 1 dia )

    AZUL > 4-6 (diferença de 2 dias)

    ESVERDEADO > 7-10 (diferença de 3 dias)

    AMARELO > 11-15 (diferença de 4 dias)

    SOME ENTRE 15 e 20 dias (diferença de 5 dias)

    Portanto, começa com 1 dia  e depois a diferença é uma sequência 1;2;3; 4 e 5.

     

  • A) INCORRETO- VÍBICES- consiste em uma equimose que se apresenta pela forma de estrias, em formato alongado.

    B) CORRETO- SUGILAÇÃO consiste em uma equimose que se apresenta na forma de pequenos grãos- ex: chupão; na verdade é um aglomerado de petéquias.

    C) INCORRETO- seu estudo é considerado na análise das contusões.

    D) INCORRETO- hematoma e equimose não são sinônimos; hematoma advém de uma lesão contusa, que consiste na dispersão de sangue nos tecidos superficiais ou profundos. Equimose advém de uma lesão contusa, e consiste no extravasamento do sangue de vaso calibroso, não havendo difusão pelos tecidos.

    E) INCORRETO- Aspecto Equimótico de Legrand du Saulle- evolução da tonalidade das equimoses varia com o passar do tempo. Vermelho-violáceo- 1 ao 3º dia; violáceo-azulado, 2º ao 6º dia; azul-esverdeado: 4 ao 10º dia; amarelado- 12º dia; As equimoses tendem a desaparecer a partir do 15º dia ao 20º dia.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • a) As formas de equimose são variadas, por isso as chamadas víbices são aquelas ocorrentes em ampla área de efusão sanguínea.

     

    LETRA A – ERRADA – Esse é o conceito de sufusão. Nesse sentido, Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P.300)
     

     

    “A forma das Ekchymosis é muito variável. Em geral, mais ou menos circulares, se examinadas decorrido pouco tempo após o trauma, podem reproduzir a forma do instrumento contundente.
    Puntiformes, recebem o nome de petéquias. Serão chamadas víbices quando tomam a forma alongada, em estrias. Sugilação é um aglomerado de petéquias; sufusão, ampla área de efusão sanguínea.”(Grifamos)

     

    Complementando o que vem a ser uma víbice, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 260):

     

    “Quando a equimose é produzida por objetos cilíndricos, como bastões, cassetetes, bengalas, deixa, em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecidas por víbices, em virtude de o extravasamento do sangue verificar-se ao lado do traumatismo e não na sua linha de impacto.” (Grifamos)

     

    IMAGEM, FOTOS FORTES:

     

    http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=784#set

     

    FONTE: www.malthus.com.br

  • d) Em medicina legal, pode-se afirmar que hematoma é sinônimo de equimose.

     

    LETRA D – ERRADA:

     

    Para Wilson Luiz Palermo Ferreira (in Medicina Legal. Sinopses Jurídicas. 2016. p. 92), a diferença é:

    “Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.” (Grifamos)

     

    Para Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 259):

     

    Hematoma. O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea. Pela palpação da região afetada, percebe-se a sensação de flutuação.

     

    O hematoma, em geral, faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais demorada que a equimose.

     

    Equimose. Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos (Figura 4.9). Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.” (Grifamos)

  • Quando houver uma equimose em forma de um pontinho deve ser considerada uma petéquia, se aumentar um pouco, mantém o nome. No entanto, se elas se multiplicam muito, formando uma verdadeira mancha, deve ser considerada sugilação.

    Assim, se houver a presença de muitas petéquias muda o nome, passando a se chamar sugilação.

    Fonte: Medicina Legal - Material de Apoio - Curso Mege.

  • Gab B

     

    Equimose: Infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. 

     

    Sugilação: Equimose em forma de pequenos grãos.

    Víbice: Equimose em forma de estrias paralelas. 

    Petéquias: Pequenas equimoses quase sempre agrupadas.

     

    Espectro Equimótico de Legrand du Saulle : Tempo de Evolução da Equimose. 

     

    Avermelhada - 1° dia

    Violácea - 2° ao 3° dia

    Azulada - 4° ao 6° dia

    Esverdeada - 7° ao 10° dia

    Amarelada - 12° dias

    Desaparecimento - 15 a 20° dias.

  • DIVERSOS TIPOS DE EQUIMOSES:


    Petéquia – são equimoses puntiformes (parece pontas de alfinete). Eram chamadas
    de manchas de Tardieu. Essa mancha significava morte por sufocação. Contudo,
    descobriu-se que essas petéquias aparecem em uma quantidade enorme de mortes
    que não tem nada a ver com sufocação, ou seja, não é exclusiva da sufocação (logo,
    não é patognomônica de sufocação).


    Sugilaçãoé um aglomerado de petéquias. Seu mecanismo de formação é a pressão.
    Ex.: o “chupão”.


    Víbice – quando a sugilação tem a forma de uma faixa/estria.


    Sufusão – trata-se de uma hemorragia, uma mancha mais extensa.


    Mancha de Tardieu - São equimoses puntiformes de coloração vermelho-vivo,
    localizadas mais frequentemente subpleural, subpicárdicas, no pericrânio e no timo
    das crianças. São comuns a quase todos os tipos de asfixias e consequentes ao
    aumento da pressão arterial.
     

    Mancha de Paltauf - são equimoses de cor vermelho clara no parênquima pulmonar
    por ruptura de paredes alveolares e o início da putrefação. São extensas e de
    contornos irregulares.
     

    Máscara equimótica de Morestin - Asfixia mecânica produzida pelo impedimento da
    passagem do ar por meio indireto (sufocação indireta) é muito comum nesse tipo de
    morte o aparecimento da máscara equimótica de Morestin. As pessoas vítimas de
    compressão torácica, apresentam a pele da face tomada por milhares de equimoses
    (manchas) petéquiais de cor arroxeada e escura extremamente próximas entre si. É
    resultado do refluxo sanguíneo da veia cava superior provocado pela compressão
    torácica.
     

    Bossa – é o “galo”. Pode ser: linfática (contém linfa – é incolor) ou sanguínea (contém
    sangue). Tumor do parto na cabeça (significa que na hora em que a criança estava
    nascendo, seu coração estava batendo, a ponto de produzir o tumor do parto na
    cabeça, ou seja, nasceu com vida – pode ser uma bossa linfática ou sanguínea).
    Obs.: Para formar a bossa, deve haver osso por baixo.
     

    Hematoma – tumor de sangue. É uma coleção de sangue numa cavidade neoformada,
    ou seja, formada “agora” pela própria ruptura do vaso.

     

    Fonte: Curso de Delegado de Polícia - CERS - Professor Roberto Blanco + anotações pessoais. 

  • EQUIMOSE: Espécie de contusão.

    A equimose é superficial quando resulta da ruptura, geralmente, de capilares cutâneos e profunda, se consequente a lesão dos vasos mais calibrosos das vísceras, dos músculos e ossos.

    A intensidade e o tamanho da equimose dependem do instrumento produtor, grau de violência, condições anatômicas, e de vascularização da região lesada, constituição pessoal, sexo, idade, higidez do ofendido.

    A forma é muito variável. Em geral, circulares, se examinadas decorrido pouco tempo após o trauma, podendo produzir a forma do instrumento contundente.

    PUNTIFORMES, recebem o nome de petéquias.

    VÍBICES quando tomam formas alongadas, em estrias.

    SUGILAÇÃO, um aglomerado de petéquias;

    SUFUSÃO, ampla área de efusão sanguínea.

    LEGRAND DU SAULLE espectro equimótico: Equimose superficial envolta por uma sucessão de cores

    1º dia: lívida ou vermelho-bronzeada;

    2º a 3º dia: arroxeada;

    4º ao 6º dia: azul;

    7º ao 10º dia: esverdeada;

    10º ao 12º dia: amarelo-esverdeada;

    12 ao 17º dia: amarelada.

    (Delton CROCE. Manual de Medicina Legal. 8ª ed.)

  • Principal diferença entre equimose x hematoma:

    Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas do tecido. Nos hematomas, os tecidos são deslocados e comprimidos.

    Wilson Luiz Palermo Ferreira

  • 1º dia: lívida ou vermelho-bronzeada;

    2º a 3º dia: arroxeada;

    4º ao 6º dia: azul;

    7º ao 10º dia: esverdeada;

    10º ao 12º dia: amarelo-esverdeada;

    12 ao 17º dia: amarelada.

    Sugilação: Equimose em forma de pequenos grãos.

    Víbice: Equimose em forma de estrias paralelas. 

    Petéquias: Pequenas equimoses quase sempre agrupadas.

    COMEÇAM A DESAPARECER COM 15 DIAS.

  • A) Errada. Víbices são produzidas por objetos cilíndricos, como cassetetes, fios de antena, bengalas, etc. Apresentam forma de estrias: duas equimoses lineares, longas e paralelas, com centro livre.

    B) Correta. Sugilação: aglomerado de petéquias (pontilhados hemorrágicos); equimose em forma de pequenos grãos, resultante da confluência destes numa área bem delineada. Decorrente de pressão. Exemplo: chupão.

    C) Errada. A equimose é uma espécie de contusão.

    D) Errada. Equimose e hematoma não são sinônimos. Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos, não havendo difusão nos tecidos. De acordo com Genival França, o hematoma faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais demorada que a equimose. (Wilson Ferreira, página 146)

    E) Errada. Com base no espectro equimótico de Legrand du Saulle, uma lesão ocorrida há 8 dias apresenta coloração esverdeada (Tabela do livro do Wilson Luiz Palermo Ferreira, página 141)

  • GAB LETRA B - Sugilação -Quando se apresenta em forma de pequenos grãos (aglomerado de petéquias). A sugilação é formada por confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem delineada. A petéquia tem tamanho de um ponto a uma cabeça de alfinete. A sufusão representa hemorragia mais extensa, de tamanho variado. Quando se apresenta na forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação, quando na forma de estrias, víbice. E petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizando um pontilhado hemorrágico. Equinoma são equimoses de grande proporção.

    SOBRE A LETRA A- As vezes as equimoses imprime a marca do objeto que deu origem (equimoses figuradas). Fivelas de cinto, saltos, estrias de pneus de automóveis (estrias pneumáticas de Simonin) e trança de corda são exemplos. Quando a equimose por objeto cilíndricos como bengala, bastões, cassetetes, deixa em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecida por víbice  em virtude de o extravasamento do sangue verificar-se ao lado do traumatismo e não na sua linha de impacto.

    SOBRE A LETRA C- VALOR MÉDICO-LEGAL DAS EQUIMOSES

    ·        Podem atestar que houve uma ação contundente

    ·        Demonstram que havia vida no momento da sua produção

    ·        Podem identificar o agente traumatizante

    ·        Pela localização e distribuição, podem sugerir o tipo de agressão

    ·        Pela sua cor, permitem saber a época da agressão

    SOBRE A LETRA D- Hematoma -O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. O hematoma em geral faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais ou menos demorada que a equimose. Pode também ser profundo e encontrado nas cavidades ou dentro dos órgãos, e por isso chamado de hematoma intraparenquimatoso (intra-hepático, intra-renal ou intracebral).

    SOBRE A LETRA E- Quanto a tonalidade de inicio é sempre avermelhada no 1º dia, ao passar do tempo apresenta avermelhada escura, violácea no 2º e 3 º dia, azulada do 4 º ao 6º, esverdeada do 7º ao 10º, e finalmente amarelada por volta do 12º, desaparecendo em média de 15 e 20 dias. Essa mudança de tonalidade tem o nome de “espectro equimótico de Legrand Du Saulle”. A tonalidade varia de acordo com a quantidade e profundidade do sangue extravasado, com a elasticidade do tecido etc. por isso esse valor cronológico é relativo.

    A equimose da conjuntiva ocular não sofre essa sucessão de tonalidades. No morto a equimose mantém seu colorido até surgirem os fenômenos putrefativos que lhe modificam as peculiaridades.

  • A- Errada: ocorre víbice quando a lesão tem forma de estria

    B- correta: sugilação é um aglomerado de petéquias. lembrem do chupão

    C- errada: claro que a equimose é utilizada na analise das contusões

    D- errada: na equimose o sangue se infiltra nas malhas dos tecidos e no hematoma o sangue forma uma cavidade nova, ou seja, não há infiltração.

    E- errada: a coloração avermelhada de acordo com espectro equimótico de Legrand du Saulle aparece no 1º dia.

  • A) As formas de equimose são variadas, por isso as chamadas víbices são aquelas ocorrentes em ampla área de efusão sanguínea. ERRADO

    Equimoses em ampla área são denominadas de sufusão.

    Víbices, a seu turno, são equimoses em dupla faixa. Geralmente são lesões patognomônicas ou lesões com assinatura. A maioria da doutrina defende que essas faixas são paralelas.

       

    B) Sugilação é o termo que define um aglomerado de petéquias. CERTO

    Sugilação é definida como um aglomerado de petéquias. Ex.: chupão.

       

    C) O estudo das equimoses não é considerado para análise das contusões. ERRADO

    Equimoses são espécies de lesões, portanto, são consideradas para a análise das contusões.

       

    D) Em medicina legal, pode-se afirmar que hematoma é sinônimo de equimose. ERRADO

    Equimose: quando vaso sanguíneo é rompido. Haverá extravasamento de sangue para as malhas do tecido adjacentes à lesão, visto por uma membrana transparente que, normalmente, é a pele.

    Hematoma: quando vaso calibroso de alta pressão é rompido. Há extravasamento de sangue, porém, diferente do que ocorre na equimose, não haverá infiltração nas malhas do tecido, ocorrerá a formação de uma coleção hemática. LEMBRANDO QUE: não pode haver plano ósseo por baixo, pois, caso haja, estar-se-á diante de uma bossa.

        

    E) Com base no espectro equimótico de Legrand du Saulle, uma lesão ocorrida há 8 dias apresenta coloração vermelha. ERRADO

    Do 7º ao 10º dia, a lesão apresentará coloração verde-escura.

    A coloração vermelha ocorre apenas no 1º dia.

  • A) Errado. A equimose é uma espécie de lesão fechada, decorrente de energia física mecânica. A equimose é um extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos com infiltração nos tecidos, popularmente chamada de "hematoma" de forma equivocada.

    B) Correto. A depender da sua forma, as equimoses poderão ser denominadas petéquia, sufusão ou sugilação

    • petéquias: hemorragias puntiformes semelhantes a picadas de pulga, são pequenos pontinhos de sangue.
    • sugilasão: aglomeração de petéquias numa área de maior pressão, essa pressão pode ser de dentro empurrando para fora (compressão), ou de fora puxando para fora (sucção). Ex.: chupão.
    • Víbices: duas equimoses lineares, paralelas e com centro livre. Ex.: lesão provocada por cassetete. São sugilação em faixa.
    • Sufusão hemorrágica: mancha mais extensa de sangue, é uma equimose extensa, enorme área de extravasada de sangue.

    C) Errado. São produzidas, como dito, por energia de ordem mecânica, produzidas por instrumentos contundentes. Ex.: cassetete, pedra, ripa de madeira, barra de ferro etc.

    D) Errado. Apesar de popularmente chamado de "hematoma", sabemos que no âmbito da medicina legal não é a denominação correta, portanto, equimose não é sinônimo de hematoma.

    E) Errado. Com base no aspecto equimótico de Legrand Du Salle, as lesões assumem diferentes cores com o passar do tempo até o seu desaparecimento total.

    • 1º dia: VERMELHO
    • 2º ao 3º dia: ROXO
    • 4º ao 6º dia: AZULADO
    • 7º ao 10º dia: ESVERDEADO
    • 11º ao 12º dia: AMARELO-ESVERDEADO
    • 13º ao 17º dia: AMARELO

    Fonte: Paulo Furtado, Pedro Henrique Neves. Medicina Legal 2ª edição.

  • A depender da sua forma, as equimoses podem ser classificadas em:

    • PETÉQUIA - Hemorragias puntiformes. Pequenos pontinhos de sangue.
    • SUGILAÇÃO - Aglomeração de petéquias numa área de maior pressão. Podem ser por COMPRESSÃO (empurradas de dentro para fora) ou por SUCÇÃO (de fora puxando para fora). Ex.: chupão.
    • VÍBICE - Duas equimoses lineares, paralelas e com centro livre. Ex.: lesões produzidas por cassetete. São uma sugilação em faixa.
    • SUFUSÃO HEMORRÁGICA - Mancha mais extensa de sangue; Equimose extensa, com enorme área extravasada de sangue.

    EQUIMOMA - Equimose de GRANDES PROPORÇÕES

    Fonte: Livro Medicina Legal. Coleção Carreiras Policiais. Autor: Paulo Furtado e Pedro Henrique Neves. 2ª Edição. Pag. 90-91

  • No comentário da professora houve uma confusão - os conceitos de equimose e hematoma estão trocados
  • ESPECTRO EQUIMÓTICO DE LE GRAND DU SAULLE

    • VERMELHA 1º DIAVIOLÁCEA
    • VIOLÁCEA 2º E 3º DIAS
    • AZUL 4º AO 6º DIA
    • VERDE 7º AO 11° DIA
    • AMARELA 12º DIA
    • DESAPARECIMENTO EM TORNO DO 15° AO 20° DIA.
  • Dica: Espectro Equimótico. Não tem como erra quando ele colocam VERMELHO. A cor comum quando se toma um tapa ou um soco é vermelha.

  • Víbices são equimoses em linhas paralelas, lineares. Instrumentos: Bengalas, cassetete, bastão, cabo de vassoura.