Essa banca é embaçada!
Primeiramente, não soube nem errar!
A principal finalidade dos vertedores é deixar passar o excesso (hummmm tipo se encher mais que o determinado, o trem vaza por algum lugar) de água acumulada em um reservatório. Eles não permitem que as cotas fixadas em normas de segurança para barragens sejam ultrapassadas (to quase captando a mensagem). Eles também podem ser utilizados para medições de vazão. Por exemplo, o vertedor tipo _com a ideia lida acho que já sei o que é, ladrão _ é o mais comum de todos e tem aplicação em grandes intervalos de vazões. Sua crista é projetada para acompanhar o perfil da lâmina vertente e, portanto, gerar pressões próximas a da atmosférica para as vazões de projeto (soleira normal).
a)sifão - usado quando as vazões são baixas, o espaço é reduzido e quando se quer manter o nível do reservatório praticamente constante. (isso lembra-me meu cifrão $$$$, sempre baixo e constante=()
b) extravasor - Se extravasa a água ele libera e joga tudo pro ar (atmosfera). Eu quero ser feliz antes de mais nada. Extravasa, libera e joga tudo pro ar ar ar ar ar.
c)labirinto - apresenta uma soleira com cristas em linha quebrada, repetindo ciclos e módulos poligonais. ( tipo fica repentindo ciclos porque no labirinto mano, tu não consegue sair. Imagina a água...)
d)tulipa - água encaminhada a um poço vertical ou inclinado ligado a um túnel de descarga, que apresenta estrutura de dissipação de energia, amortecendo o impacto. (delicado como uma flor)