SóProvas


ID
2533402
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a Equivalência Ricardiana, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


I. Uma redução dos impostos pelo governo hoje eleva o consumo das famílias de imediato.

II. O governo deve sempre manter um orçamento em equilíbrio a cada exercício.

III. Um aumento dos impostos correntes leva a uma queda da poupança privada corrente.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LETRA E.

     

    I. Falso. Uma redução dos impostos pelo governo hoje diminui o consumo das famílias de imediato.

     

    II. Falso. O governo deve sempre manter um orçamento em equilíbrio a cada exercício. O princípio da "equivalência ricardiana" é oposto ao princípio do "orçamento equilibrado", sendo este último que afirma que um aumento nos gastos públicos, com simultâneo acréscimo de impostos aumentará a demanda por bens e serviços nacionais. O princípio da "equivalência ricardiana" afirma que um aumento nos gastos públicos não altera o produto da economia.

     

    III. Verdadeiro. Um aumento dos impostos correntes leva a uma queda da poupança privada corrente. Da mesma forma que uma redução de impostos aumenta a poupança privada corrente.

  • I. É exatamente essa a “sacada” da teoria. Não eleva! Porque as famílias poupariam para arcar com os necessários impostos maiores no futuro. Falso!

    II. A teoria não diz isso! Ela apenas propõe que não adianta cortar impostos e incorrer em déficit porque as pessoas não consumirão mais. Elas apenas pouparão para cobrir este déficit no futuro. Falso também!

    III. Perfeito! Um aumento dos impostos correntes, considerado o gasto público constante, fará com que as pessoas elevem seu consumo (reduzindo sua poupança) porque vislumbrarão queda dos tributos no futuro.

    Resposta: E