SóProvas


ID
2534410
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema gerenciador de bancos de dados MySQL (versão 5.6 e posteriores) admite o bloqueio e o desbloqueio para acesso às tabelas. Os dois comandos utilizados para essas funções de bloqueio e desbloqueio de tabelas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Comentário: Essa questão de bloqueio em banco de dados nos remete ao conceito de LOCK e UNLOCK. O MySQL permite que sessões de cliente adquiram os bloqueios de tabela explicitamente com a finalidade de cooperar com outras sessões no acesso a tabelas ou para evitar que outras sessões modifiquem tabelas durante o período em que a sessão requer acesso exclusivo a elas.

     

    Uma sessão pode adquirir ou liberar bloqueios apenas para si mesmo. Uma sessão não pode adquirir bloqueios para outra sessão ou liberar bloqueios mantidos por outra sessão. Os bloqueios podem ser usados ​​para emular transações ou para obter uma velocidade na atualização das tabelas.

     

    LOCK TABLES adquire explicitamente os bloqueios de tabela para a sessão de cliente atual. Os bloqueios de tabela podem ser adquiridos para as tabelas base ou visões. Você deve ter o privilégio LOCK TABLES e o privilégio SELECT para cada objeto a ser bloqueado.

    Para bloqueio sobre visões, o LOCK TABLES adiciona todas as tabelas usadas na view ao conjunto de tabelas a ser bloqueado. Se você bloquear uma tabela explicitamente com LOCK TABLES, todas as tabelas usadas nos triggers associados a essa tabela também serão bloqueadas implicitamente.

     

    UNLOCK TABLES libera explicitamente todos os bloqueios de tabela mantidos pela sessão atual. O LOCK TABLES libera implicitamente quaisquer bloqueios de tabela mantidos pela sessão atual antes de adquirir novos bloqueios.

    Outro uso para UNLOCK TABLES é liberar o bloqueio de leitura global adquirido por meio da instrução FLUSH TABLES WITH READ LOCK, que permite bloquear todas as tabelas em todos os bancos de dados.

     

    Um bloqueio de tabela protege somente contra leituras inadequadas ou gravações por outras sessões. Uma sessão segurando um bloqueio de WRITE pode executar operações em nível de tabela como DROP TABLE ou TRUNCATE TABLE. Para sessões com um READ LOCK, operações DROP TABLE e TRUNCATE TABLE não são permitidas.

     

    Gabarito: B.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-da-artesp-tecnologia-da-informacao-banco-de-dados/