SóProvas


ID
2535589
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Ambiental

Considerando o princípio da solidariedade intergeracional, é correto que

Alternativas
Comentários
  • SOLIDARIEDADE INTEGRACIONAL

    Art. 225. CF -  Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

  • Por este princípio, que inspirou a parte final do art. 225 da CF/88, as presentes  gerações devem preservar o meio ambiente e adotar as políticas ambientais para a presente e as futuras gerações, não podendo utilizar os recursos ambientais de maneira irracional de modo que prive seus descendentes do seu desfrute. Não é justo utilizar recursos naturais que devem ser reservados aos que ainda não existem. Reconhecido também na Declaração do Rio (Princípio 03) e expressamente pelo STJ no Resp. 647.493.

    Fonte: Frederico Amado, Direito Ambiental, p. 94/95, Ano 2017.

  • COMENTÁRIOS A LETRA C

     

    PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO: INCIDE QUANDO NÃO SE TEM CERTEZA CIENTÍFICA ACERCA DOS DANOS QUE PODEM SER CAUSADOS. APLICA-SE AO PRIMADO DA PRUDÊNCIA E DO BENEFÍCIO DA DÚVIDA EM FAVOR DO AMBIENTE. A FALTA DE PELNA CEREZA CIENTÍFICA NÃO DEVE SER USADA COMO RAZÃO PARA EVITAR OU MINIMIZAR ESSA AMEAÇA. IN DUBIO PRO NATURA. DEVE SER APLICADO , CONTUDO, APENAS EM FACE DA AUSÊNCIA CIENTÍFICA DO IMPACTO DE RISCOS GRAVES E IRREVERSÍVEIS.

  •  a) todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à Coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. CORRETO.

     

    b) gera a imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos. Trata do princípio do poluidor-pagador e do usuário-pagador, respectivamente;

     

    c) quando o dano é incerto, faz-se presente a precaução, pois, em caso de dúvida, é imperativo que se evite não o dano, eis que incerto, mas o risco de dano, prevalecendo a máxima in dubio pro natura. Trata do princípio da precaução.

     

    d) garante a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme ditames da justiça social, observados, dentre outros, a função social da propriedade e a defesa do meio ambiente. Princípio da função socioambiental

     

    e) os responsáveis pela degradação ao meio ambiente sejam obrigados a arcar com a responsabilidade e com os custos da reparação ou da compensação pelo dano causado. Trata do princípio do poluidor-pagador

  • GABARITO: Letra A

    Princípio da solidariedade intergeracional - Busca destacar a responsabilidade que existe entre gerações humanas partindo da ideia de que as gerações presentes devem zelar pela qualidade do meio ambiente para que as gerações futuras possam usufruir desse direito em outro momento. 

    >> Art. 225. CF  Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.