SóProvas


ID
2537896
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higienização das mãos é uma medida primária, considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) A microbiota transitória pode ser adquirida por profissionais de saúde durante contato direto com o paciente e equipamentos contaminados e pode ser removida pela higienização simples das mãos com água e sabonete, por meio de fricção mecânica.

( ) Os microrganismos multirresistentes podem se tornar parte da microbiota transitória da pele, mas não são removidos pela higienização das mãos.

( ) Os produtos de higienização das mãos, quando usados de forma inapropriada, também podem ser fontes de bactérias multirresistentes.

( ) Surtos de infecção hospitalar causados por bactérias multirresistentes podem estar associados à contaminação de antissépticos durante a sua fabricação ou o seu uso.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A microbiota transitoria, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto periodo de tempo e e passivel de remocao pela higienizacao

    simples das maos, com agua e sabonete, por meio de friccao mecanica.

    Bactérias multirresistentes e mesmo fungos como Candida parapsilosis e Rodotorula spp. Podem fazer parte da microbiota transitória das mãos e
    assim se disseminarem entre pacientes1-4

    Os produtos de higienização das mãos quando usados de forma inapropriada também podem ser fontes de bactérias multirresistentes.

    Vários surtos de infecção hospitalar causados por bactérias multirresistentes foram associados à contaminação de anti-sépticos durante a fabricação
    ou uso28-

     

    Fonte: SEGURANÇA DO PACIENTE Higienização das mãos - Anvisa

  • Microorganismos multirresistentes não fazem parte da microbiota transitória.

  •  

    RESP B

    Os produtos de higienização das mãos, quando usados de forma inapropriada, também podem ser fontes de bactérias multirresistentes. Vários surtos de infecção hospitalar causados por bactérias multirresistentes foram associados à contaminação de anti-sépticos durante a sua fabricação ou o seu uso.

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf