-
GABARITO: A
NoSQL (às vezes interpretado como Not Only SQL - Não Somente SQL) é um termo genérico para uma classe definida de banco de dados não-relacionais que rompe uma longa história de banco de dados relacionais com propriedades ACID. Outros termos equivalentes para esta categoria de bancos é NF², N1NF (non first normal form), nested relational, dimensional, multivalue, free-form, schemaless, document database e MRNN (Modelo Relacional Não Normalizado).
Hadoop é uma plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados, com atenção a tolerância a falhas. Foi inspirada no MapReduce e no GoogleFS (GFS). Trata-se de um projeto da Apache de alto nível, construído por uma comunidade de contribuidores[1] e utilizando a linguagem de programação Java. O Yahoo! tem sido o maior contribuidor[2] do projeto, utilizando essa plataforma intensivamente em seus negócios.[3] É disponibilizado pela Amazon e IBM em suas plataformas.[4][5]
Fonte: Wikipédia
-
Mas Hadoop não é um banco de dados.
-
Hadoop e NoSQL não são bancos de dados.
Exemplos de bancos de dados relacionais:
DB2, PostgreeSQL, Oracle 11g...
Exemplos de bancos de dados não relacionais (NoSQL):
MongoDB, Cassandra, Neo4j...
NoSQL é uma classe de banco de dados e não especificamente um banco de dados.
Já o Hadoop é uma plataforma de software.
O hadoop e os bancos de dados não relacionais(NoSQL) trabalham nativamente com Pentaho.
A banca copiou e colou do Wikipédia essa questão.
"Pentaho é um software de código aberto para inteligência empresarial, desenvolvido em Java."
"Realiza analises de big data, trabalha nativamente com bancos de dados NoSQL e Hadoop"
Questão deve ter sido anulada
-
Hadoop é um banco de dados..
blzz
-
Atualizando a questão com uma fonte confiável sobre Hadoop.
Uma coisa é certa, não se pode definir Hadoop como um Banco de Dados.
Hadoop
Tecnologia que permitiu escalabilidade dos dados em Big Data chama-se.
Trata-se de uma plataforma de software livre escrita em linguagem Java para computação distribuída orientada para clusters e processamento de grandes volumes de dados, com atenção para tolerância a falhas. Se o Windows é o Sistema Operacional dos microcomputadores, o Hadoop seria por assim dizer, o Sistema Operacional do Big Data.
Hadoop remove a complexidade da computação de alto desempenho, podendo ser instalado em máquinas comuns, aproveitando os recursos de processamento paralelo em uma rede de computadores, sendo tolerante a falhas, exigindo poucos administradores.
Grandes volumes de dados estão na casa dos PetaBytes, e até 2020, devem chegar à ZetaBytes. Hadoop é a tecnologia que irá processar volumes de dados desta natureza.
Fonte: Big Data para Executivos e Profissionais de Mercado - Segunda Edição - José Antonio Ribeiro Neto