-
O LVM funciona com três elementos básicos: o PV (Physical Volume ou Volume Físico), o VG (Volume Group ou Agrupamento de Volumes) e o LV (Logical Volume ou Volume Lógico). O PV é o elemento que balizará a área do HD (ou dos HDs) que será utilizada com o LVM. O VG é uma subdivisão do PV. Funciona como uma partição estendida, que irá receber vários LV, que trabalham como se fossem partições lógicas. Poderemos ter vários PVs, VGs e LVs na mesma máquina.
Letra C
https://eriberto.pro.br/wiki/index.php?title=Linux_Volume_Manager_(LVM)
-
essa questão está errada não? o PV é alocado a um VG, logo o PV é parte do VG, não?
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Lvm.svg
-
Concordo com meu xará...
"Volume Group: É uma abstração do LVM que congrega volumes lógicos e volumes físicos em uma mesma unidade administrativa;" [1]
"A volume group (VG) is the central unit of the Logical Volume Manager (LVM) architecture. It is what we create when we combine multiple physical volumes to create a single storage structure, equal to the storage capacity of the combined physical devices." [2]
[1] https://www.certificacaolinux.com.br/logical-volume-manager-lvm-no-linux/
[2] https://www.redhat.com/sysadmin/create-volume-group
-
Um pouco de português:
- Subdivisão: Segundo certo dicionário, é o ato de dividir em partes menores. Exemplo: um apartamento eu divido em cômodos ou salas.
Introdução. Para que serve o LVM?
- No Windows, existe a ferramenta chamada: "Criar e formatar as partições de disco" (se usar o Windows, sugiro que abra em seu computador). Com ele, é possível expandir partições do HD ou SSD em partições lógicas, por exemplo. E no Linux, como é chamado a ferramenta? Advinha? LVM que em português quer dizer Gerenciamento de Volume Lógico
Indo ao ponto.
- PV + PV formo um VG. E de um VG, consigo subdividir em vários LV essa é uma ordem que podemos fazer para organizar o pensamento.
Analogia:
- vamos pensar em um HD de 1TB (na comparação é um PV). Eu consigo criar no máximo uma partição lógica de um 1TB, mas pergunta: e se eu adicionar 2 discos e querer usar um cluster (as implementações possíveis um JDBO ou um RAID 0)? Ora ora kkkk. Veja que é permitido, eu consigo com dois discos físicos criar UM volume lógico (1PV + 1PV = 1 VG).
Comentando a letra C
- Veja que a questão tentou usar a subdivisão e uma sopa de letrinhas e deu o Gabarito como a letra C (O VG é uma subdivisão do PV). Contudo, outra pergunta: como que eu subdivido uma coisa que fica maior que a original, ou seja, como que um cômodo fica maior do que o "apartamento"? Veja, portanto, que o Volume lógico é um agrupamento de discos físicos.
- Acredito que o examinador queria criar uma pegadinha para confundir o candidato, mas ele acabou caindo no próprio conto do vigário. Se eu FORÇAR a questão, penso que o examinador formulou o seguinte: "eu só consigo criar um VG se existir um disco físico (PV)".
GABARITO C, MAS POLÊMICO EM MINHA OPINIÃO.