Gabarito A
O Proxy Reverso, como o próprio nome diz, atua ao contrário do Proxy. Enquanto um Proxy, no modelo convencional, intercepta requisições originadas na rede local (LAN – Local Área Network) com destino à Internet, um Proxy Reverso intercepta requisições originadas na Internet com destino à rede local.
O trabalho exercido tanto por um Proxy convencional quanto por um Proxy reverso é o mesmo: acessar o conteúdo que está sendo requisitado pelas máquinas clientes, impedindo que estas se comuniquem diretamente com o servidor que armazena tal conteúdo, resguardando assim, a identidade das máquinas clientes. O que diferencia os dois modelos de Proxy é onde o cliente está localizado, pois, no modelo utilizando Proxy convencional, o cliente se encontra dentro da rede interna e já no Proxy Reverso, o cliente está conectado à Internet.
De acordo com Lopes (2006), o Proxy Reverso mantém um bom funcionamento perante alguns passos seguidos e uma boa configuração. Para que o Proxy Reverso possa se comportar como um servidor web fiel e fazer o correto direcionamento das requisições para os servidores web que realmente hospedam o conteúdo requisitado, as seguintes atividades precisam ser realizadas para uma topologia segura.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Nenhuma alternativa correta:
a) ERRADA: ele faz balanceamento de carga, então ele pode entregar as requisições a vários servidores (pontos da rede);
b) ERRADA: esta definição está mais próxima das definições de gateway ou bridge;
c) ERRADA: mais uma vez, essa definição assemelha-se com a definição de gateway ou bridge;
d) ERRADA: definição que pode ser dada ao switch ou hub;
e) ERRADA: definição de modem.