SóProvas


ID
2538991
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo de roteamento OSPF (Open Shortest Path First) atualmente é um dos mais utilizados, tanto em redes de pequeno como de grande porte, substituindo o RIP (Routing Information Protocol) por utilizar principalmente:

Alternativas
Comentários
  • O OSPF (open shortest path first) é um protocolo de roteamento que possui as suas especificações abertas, ou seja, disponíveis ao público. Também considerado um sucessor do RIP (protocolo de informações de roteamento), ele incorpora avanços de segurança, caminhos múltiplos de igual custo, entre outras vantagens.

     

     

     

     

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

     

     

     

     

     

  • Gabarito D

    OSPF - Open Shortest Path First - é um protocolo de roteamento para redes que operam com protocolo IP; desenvolvido pelo grupo de trabalho da IGPs (Interior Gateway Protocol) da IETF (Internet Engineering Task Force) e descrito inicialmente em 1989 pela RFC 1131. Baseado no algoritmo SPF - Shortest Path First (menor rota primeiro), o OSPF foi criado para substituir o protocolo RIPempregado no final da década de 1980 na então Arpanet (atual Internet) e que apresentava diversos problemas e limitações para operar satisfatoriamente em uma rede de grande porte.

    Atualmente o OSPF é um dos protocolos de roteamento mais empregados, sendo suportado pela maioria dos roteadores, assim como por servidores que implementem os sistemas operacionais Linux e Unix. Versátil, o OSPF pode ser empregado tanto a redes de pequeno quanto em redes de grande porte.

    O RIP utiliza o algoritmo distance-vector (vetor de distância).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • OSPF (Open Shortest Path First):

    - Com o OSPF, um roteador transmite por difusão informações de roteamento a todos os outros roteadores no sistema autônomo, não apenas aos seus vizinhos.

    - Atua na camada de rede;

    - É um protocolo de roteamento que funciona transformando o conjunto de redes, roteadores e linhas reais em um grafo orientado, no qual se atribui um custo (distância, retardo etc.) a cada arco, para, em seguida, calcular o caminho mais curto com base nos pesos dos arcos;

    - 30 minutos para transmitir informações;

    - protocolo intradomínio;

    - sua tabela de roteamento converge mais rápido que RIP;

    - Utilizado em um único Sistema Autônomo (AS), possuindo carga de roteamento por tipo de serviço e balanceamento de carga.

    - Rotear dentro de um Sistema Autônomo;

    - Permite configuração flexível de sub-redes IP tal que cada rota distribuída pelo OSPF tem um destinatário e uma máscara.

  • OSPF -> Roteamento dinâmico.

    O OSPF funciona transformando o conjunto de redes, roteadores e linhas reais em um grafo orientado, no qual se atribui um custo (distância, retardo etc.) a cada arco. Em seguida, o OSPF calcula o caminho mais curto com base nos pesos dos arcos.

  • d-

    Open Shortest Path First (OSPF) is a routing protocol for Internet Protocol (IP) networks. It uses a link state routing (LSR) algorithm and falls into the group of interior gateway protocols (IGPs), operating within a single autonomous system (AS) such as an LAN. It implements Dijkstra's algorithm, also known as the shortest path first (SPF) algorithm.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Open_Shortest_Path_First