SóProvas


ID
2541367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas no setor público tem passado por mudanças para atender aos novos requisitos impostos pelas transformações organizacionais e de ambiente próprias da era da informação. Nesse contexto, observa-se uma nova tendência, que considera as pessoas

Alternativas
Comentários
  • gab: letra D- seres humanos proativos com conhecimentos e capital intelectual proprios

  • Nossa.. que ajuda, J. trt!

  • Pessoal,  alguém sabe sobre  alguma fonte sobre essa parte de "Tendências em gestão de pessoas"?

  • Os modelos de gestão de pessoas são divididos, tradicionalmente, por chiavenatto em três: I. Departamento de Pessoal; II. Administração de Recursos Humanos; III. Era da Informação:

    Em resumo, o departamento de pessoal tinha caracteristicas conservadoras e seu principal foco era no cumprimento de normas trabalhistas. A administração de recursos humanos as pessoas são vistas como recursos, detentoras de desejos e emoções. Começam ai as primeiras práticas relacionadas à motivação e liderança. Por último, a gestão estratégica de pessoas é caracterizada por um alinhamento entre os objetivos individuais e organizacionais. As pessoas são vistas como colaboradoras, detendoras de capital intelectual e proporcionam vantagem competitiva. Detém competências e são proativas. 

  • as novas tendências na gestão de pessoas, como parte das
    mudanças ocorridas na estrutura organizacional da área pública em que se exige
    cada vez mais qualidade na prestação do serviço público, elevado grau de eficiência
    na utilização dos recursos disponíveis, profissionalização do servidor, controle dos
    gastos públicos, responsabilização legal dos gestores referentes aos seus atos,
    atendimento às necessidades e expectativas dos usuários cidadãos, entre outros.

    A expressão Gestão de Pessoas, também designada muitas vezes por
    Gestão de Talentos, Gestão e Parceiros, Gestão do Capital Humano, Gestão do
    Capital Intelectual, departamento de gente, surge no final do século XX, assumindo
    um novo papel nos dias atuais, constituindo o capital humano na esfera pública,
    agregando valor ao governo, deixando a função mecanicista e adotando a visão
    holística.

    AS NOVAS TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
    ALIADAS À TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
    Priscilla Leite Maia de Oliveira¹
    Daniely Andressa da Silva²

  •  

    Veja que a questão fala sobre setor PÚBLICO. Acredito que aqui a banca quis trazer esse novo conceito de cargo/desempenho que a gente vê até mesmo no edital de um técnico por exemplo. Se 3 ou 4 anos atrás só se pensava em "noções de direito...", agora, a adm pública percebeu que precisa direcionar seu edital para gerir melhor a competência de quem será aprovado com o cargo de fato. Então se torna indispensável ver o candidato como um ser humano proativo com capital intelecutal próprio ( ou seja, ele é capaz de aprender sobre essas adaptações, e já fica um demonstrativo do que de fato ele vai desempenhar no cargo...) e inserir de forma antecipada os conceitos que ele irá desempenhar na sua função, por isso cada vez mais os editais para técnico vem abordando adm. geral, informática, ética, comportamento, arquivologia..... A adm. pública não vai fazer uma entrevista com você e descobrir seu potencial...ela vai te dar uma prova sobre aquilo que você vai desempenhar na sua função, e com a sua aprovação, ela acredita que você tem competência sobre isso. Acho que é isso...

  • Gabarito letra D.

     

    A reflexão da Yasmine TRT é ótima. Porém, ao ler o enunciado, a primeira coisa que me vio à mente foi a Teoria X e Y de McGregor. A título de complementação:

     

    Teoria Y:

     

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

     

    Nesta teoria os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão.

     

    Teoria X:

     

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

     

    Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. 

     

     

    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

     

     

    Atualmente as empresas têm assumido a primeira ideia de homem proposta por McGregor, ou seja, a Teoria Y: o homem é um ser proativo, competente e responsável, que tem prazer em exercer suas atividades de forma eficiente.

  • LETRA D

     

    Modelo Contemporâneo DE GESTÃO DE PESSOAS

    - O foco dos modelos contemporâneos é na parceria

    - A orientação nos modelos contemporâneos está voltada para o desenvolvimento humano e organizacional na busca pela vantagem competitiva.

    - Nos modelos contemporâneos as pessoas deixam ser vistas como recursos e passam a ser vistas como parceiros da organização, dotadas de conhecimento, habilidades , personalidade, etc. Assim, enfatizam-se as vantagens colaborativas.

    - A orientação neste modelos é para a obtenção de vantagem competitiva e agregação de valor para as pessoas e organização.

    - Enfatiza-se a visão SISTÊMICA.

  • Esse foi para não zerar na prova...pq as outras questões, só Jesus!!!

  • LETRA D