SóProvas


ID
2541853
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A técnica de estimativa de custos ou duração de um projeto em que é aplicada uma média ponderada das estimativas otimista, pessimista e mais provável é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    O método PERT (Program Evaluation and Review Technique - Avaliação do Programa e Técnica de Revisão), muitas vezes acompanhado do CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico), é uma técnica que permite gerenciar o calendário de um projeto. A sua representação gráfica é como uma rede de tarefas cujo encadeamento permite alcançar os objetivos definidos no projeto. Ele foi concebido pela Marinha dos Estados Unidos para coordenar os trabalhos de vários milhares de pessoas visando a realização das ogivas nucleares POLARIS. Assim, o método PERT implica, na sua fase preliminar, uma segmentação precisa do projeto em tarefas, a estimativa da duração de cada tarefa e a nomeação de um chefe de projeto, encarregado de assegurar o acompanhamento do projeto, de informar, se for o caso, e de tomar decisões caso haja mudanças em relação às previsões. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • • Mais provável (tM). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.

    • Otimista (tO). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade.

    • Pessimista (tP). A duração da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade.

     

    • Distribuição triangular. tE = (tO + tM + tP) / 3

    • Distribuição Beta (da técnica PERT tradicional). tE = (tO + 4tM + tP) / 6

     

    PMBOK - 5a. edição - páginas 170 e 171

     

    Gabarito: e)

  • Questão deveria ser classificada como Gestão de Projeto

  • a) Bottom-up - é um processo de estimar custos ou atividades individuais no cronograma e então adicioná-los em conjunto para apresentar uma estimativa total para o pacote de trabalho. É um método mais confiável de cálculo, pois as estimativas no nível das atividades são precisas. Entretanto, gasta-se um tempo considerável no emprego desta estimativa, já que cada atividade deve ser estimada com precisão. Quanto menor e mais detalhada a atividade, maior a precisão e o custo desta técnica.

    b) Dephi - é uma técnica de coleta de dados. Muito parecida com o brainstorming, exceto pelo fato de que os participantes da reunião não necessariamente se conhecem. Através dessa técnica é feita uma coleta de riscos onde os participantes colaboram de forma anônima dos demais participantes da coleta (exceto é claro do moderador, que recebe os dados e os “compila” e encaminha para os demais via e-mail, por exemplo).

    c) Análoga - Também são chamadas de estimativas Top-Down (de cima para baixo), são uma forma de opinião especializada. Nessa técnica, usa-se a duração real de uma atividade similar realizada num projeto anterior para projetar a duração da atividade atual. Essa técnica é particularmente útil quando não há informações minuciosas sobre o projeto – como ocorre em suas fases iniciais, por exemplo. Às vezes, o comitê de seleção precisa ter uma idéia da duração do projeto. Nesse momento, pode-se gerar uma estimativa por meio das técnicas Top-Down.

    d) Paramétrica - são um método de base quantitativa que multiplica a quantidade de trabalho pelo seu valor. Por exemplo: você precisa instalar 10 mil metros de cabos. Com base em experiências anteriores, você sabe que é necessário uma hora para passar 100 metros. Assim sendo, a estimativa é de 100 horas.

    e) GABARITO

     

    Fonte: Kim Heldman

  • Na verdade o nome não é estimativa PERT, mas sim estimativa dos três pontos, a qual pertence ao método PERT.