SóProvas


ID
2541868
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dois roteadores são ligados entre si por uma conexão Gigabit, e configurados para tratar até 1500 VLANs diferentes ligadas em suas demais portas.


Em relação a essa situação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C)

    Bom, para isso, configura-se as portas em modo TRUNK. Essas portas são responsáveis por agregar todo o tráfego de todas as
    VLAN’s e encaminhar a comutadores vizinhos.

    Fonte: Prof. André Castro - Estratégia

  • a) o uso de IEEE 802.1q não é possível, pois essa tecnologia suporta apenas até 1024 VLANs;

    R: Na verdade é possível, pois as VLANs usam justamente o padrão IEEE 802.1q que suporta até 4095 VLANs, ou ((2^12) -1) = (4096 - 1).

    b) o uso das VLANs não evita a propagação de tempestades de broadcast entre elas;

    R: Pelo contrário, VLANs evitam sim a propagação de broadcast entre as VLANs de VID diferentes.

    c) para carregar o tráfego de todas as VLANs configuradas, a porta de ligação entre os roteadores deve estar no modo TRUNK;

    R: Correto. Pois para transportar todas as VLANs por um único cabo entre os dispositivos, as portas de cada uma das pontas devem estar no modo TRUNK. Lembrando que a porta que se conecta a estação que usará apenas uma determinada VLAN deverá estar no modo ACCESS, já servidores  ou estações(menos comum) que vão se comunicar com várias VLANs também podem usar o modo TRUNK. Resumo (TRUNK = Várias VLANs. ACCESS = Uma VLAN só).

    d) as portas de um roteador não podem estar configuradas para usar VLANs já utilizadas nas portas do outro roteador;

    R: Errado. Pelo contrário, para haver comunicação entre as VLANs dos dois roteadores, as portas dos mesmos devem estar configuradas com o mesmo número identificador da VLAN (VID).

    e) apesar de estarem configuradas em um roteador, a comunicação entre VLANS não necessita de roteamento.

    R: Errado. Mesmo estando as VLANs configuradas num mesmo equipamento (switch, roteador ou gateway), sem um roteamento não tem como existir comunicação entre elas, pois as VLANs são como Switchs, só que no nível lógico, mas como os Switchs reais, necessitam de um intermediário para comunicarem entre si.

  • Gabarito C

    VTP (Vlan Trunking Protocol)

    Para manter a conectividade das Vlans em toda a estrutura do switch, as Vlans devem ser configuradas em cada switch. O protocolo VTP (Vlan Trunking Protocol) da Cisco garante um método mais fácil para a manutenção de uma configuração de Vlan consistente em toda a rede comutada.

    Usado para distribuir e sincronizar informações de identificação das Vlans configuradas em toda a rede comutada. As configurações estabelecidas em um único servidor VTP são propagadas através do enlace tronco para todos os switches conectados na rede.

    Os anúncios VTP são transmitidos para todo o domínio de gerenciamento a cada 5 minutos, ou sempre que ocorrer uma alteração nas configurações de Vlans.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Questão para discussão:

    Tava lendo uma seção do livro do autor[1] e li o seguinte trecho acerca de VPNs(dividi-os em parágrafos p1, p2 etc):

    p1: A Internet global não pode garantir que a comunicação realizada através dela seja privada. 

    p2: Uma VPN usa o tunelamento para enviar um datagrama através da Internet entre dois sites. 

    p3: Porque não simplesmente encaminhar o datagrama normalmente? Por que criptografar a carga em um datagrama não garante privacidade absoluta, pois um estranho pode usar os campos de IP de origem e de destino (...) para descobrir quem está se comunicando. 

    p4 Uma VPN criptografa um datagrama inteiro.

    Dito isso, qual, na opinião de vcs, seria a diferença entre uma VPN e criptografia ponta a ponta. Por exemplo, o whatsapp possui criptografia ponta a ponta. Na opinião de vcs, "p3", no texto, caracteriza a criptografia ponta a ponta do whatsapp? Sendo possível identificar os IPs envolvidos entre os comunicantes? 

    Fonte: 

    [1] D. Comer, Interligaçao de Redes

  • para carregar o tráfego de todas as VLANs configuradas, a porta de ligação entre os roteadores deve estar no modo TRUNK;