Quais são os cinco níveis de maturidade do CMMI?
1) Inicial. O processo é caracterizado como sendo imprevisível e ocasionalmente caótico. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais e, muitas vezes, heróicos.
2) Gerenciado. Processos básicos de gerenciamento de projeto são estabelecidos para controle de custos, prazos e escopo. A disciplina de processo permite repetir sucessos de projetos anteriores em aplicações similares.
3) Definido. Um processo composto por atividades de gerenciamento e engenharia, é documentado, padronizado e integrado em um processo padrão da organização. Todos os projetos utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo organizacional para desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços tecnológicos.
4) Quantitativamente Gerenciado. Métricas detalhadas dos processos e dos projetos são coletadas. Tanto os processos como os projetos são quantitativamente compreendidos e controlados.
5) Em otimização. A melhoria contínua do processo é estabelecida por meio de sua avaliação quantitativa, e da implantação planejada e controlada de tecnologias e idéias inovadoras.
Capacitação Processo
Nível 0 – Incompleto
Nível 1 – Executado Satisfaz metas específicas de sua área de processo.
Nível 2 – Gerenciado É planejado e executado
Nível 3 – Definido É gerenciado e adaptado a partir de um conjunto de processos padronizados da organização.
Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente É definido e controlado (técnicas estatísticas e outros métodos quantitativos)
Nível 5 – Otimizado Quantitativamente gerenciado e focado na melhoria contínua de desempenho.