-
Gabarito D
Certificado digital
Como dito anteriormente, a chave púbica pode ser livremente divulgada. Entretanto, se não houver como comprovar a quem ela pertence, pode ocorrer de você se comunicar, de forma cifrada, diretamente com um impostor.
Um impostor pode criar uma chave pública falsa para um amigo seu e enviá-la para você ou disponibilizá-la em um repositório. Ao usá-la para codificar uma informação para o seu amigo, você estará, na verdade, codificando-a para o impostor, que possui a chave privada correspondente e conseguirá decodificar. Uma das formas de impedir que isto ocorra é pelo uso de certificados digitais.
O certificado digital é um registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública. Ele pode ser emitido para pessoas, empresas, equipamentos ou serviços na rede (por exemplo, um site Web) e pode ser homologado para diferentes usos, como confidencialidade e assinatura digital.
Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade, por exemplo, o seu passaporte, no qual constam os seus dados pessoais e a identificação de quem o emitiu. No caso do passaporte, a entidade responsável pela emissão e pela veracidade dos dados é a Polícia Federal. No caso do certificado digital esta entidade é uma Autoridade Certificadora (AC).
Uma AC emissora é também responsável por publicar informações sobre certificados que não são mais confiáveis. Sempre que a AC descobre ou é informada que um certificado não é mais confiável, ela o inclui em uma "lista negra", chamada de "Lista de Certificados Revogados" (LCR) para que os usuários possam tomar conhecimento. A LCR é um arquivo eletrônico publicado periodicamente pela AC, contendo o número de série dos certificados que não são mais válidos e a data de revogação.
A representação gráfica pode variar entre diferentes navegadores e sistemas operacionais. De forma geral, os dados básicos que compõem um certificado digital são:
versão e número de série do certificado;
dados que identificam a AC que emitiu o certificado;
dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);
chave pública do dono do certificado;
validade do certificado (quando foi emitido e até quando é válido);
assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Um certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente e que liga uma pessoa ou uma entidade a uma chave PÚBLICA. No caso de uma infraestrutra de Chaves Púbicas (ICP), o Certificado Digital é assinado pela Autoridade Certificadora (AC). No caso de modelo de certificação baseado em teia de confiança (Web of Trust), o Certificado Digital é assinado pela própria entidade + outros que dizem confiar naquela entidade.
-
o que acontenceu com o cespe nesse concurso pra pegar tão leve desse jeito??????
-
ALTERNATIVA D
hash = Jogo da velha
D) É um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança
B) Hash é uma sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras e números (0 a 9 e A a F), representando um nibble cada.
C) Chave assimétrica.Criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica, é uma classe de protocolos de criptografia baseados em algoritmos que requerem duas chaves, uma delas sendo secreta (ou privada) e a outra delas sendo pública.
-
CERTIFICADO DIGITAL- Documento emitido por uma autoridade certificadora, que garante a indentidade de uma pessoa ou empresa em trasações digitais...
-
Gabarito: Alternativa D
Certificado Digital: Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à entidade para quem o certificado foi emitido acrescido da chave pública da entidade e é assinado por uma autoridade certificadora.
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
(a) Errado, isso é uma entidade e, não, um documento eletrônico;
(b) Errado, isso é a saída de um documento que passou por uma função de resumo;
(c) Errado, isso não é um documento eletrônico;
(d) Correto, o certificado digital é realmente um documento eletrônico assinado digitalmente e que associa uma pessoa ou entidade a uma chave pública.
Letra D
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
(a) Errado, isso é uma entidade e, não, um documento eletrônico;
(b) Errado, isso é a saída de um documento que passou por uma função de resumo;
(c) Errado, isso não é um documento eletrônico;
(d) Correto, o certificado digital é realmente um documento eletrônico assinado digitalmente e que associa uma pessoa ou entidade a uma chave pública.
Letra D