SóProvas


ID
2542177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de computação em nuvem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O modelo de PaaS é considerado benéfico para desenvolvedores, já que “é uma boa maneira de o profissional dedicar-se, de fato, ao trabalho de construção de aplicativos, deixando o restante com o fornecedor, como gerenciamento, licenças de uso, atualização e manutenção da infraestrutura, entre outras.

    Existem duas maneiras de hospedagem da cloud privada: a cloud privada interna e a externa.

    A cloud privada interna é hospedada dentro da organização, que mantém seu próprio Data Center. Nesse formato, o departamento de TI da empresa fica responsável pelas configurações de segurança e monitoramento das atividades e também pela aquisição e manutenção de seus próprios recursos físicos.

    Mesmo que a empresa já conte com uma grande infraestrutura e tenha condições de montar seu formato de cloud computing, é interessante fazê-lo contando sempre com a ajuda de um fornecedor especializado. Ou seja, uma solução de proteção de dados que ofereça integração com a nuvem, podendo ajudar a tornar o departamento de TI mais ágil, através da adição e remoção de recursos de armazenamento conforme desejado, para atender as demandas da empresa.

    No caso da companhia não dispor desse local, a segunda opção de hospedagem, e solução para esse problema, é um provedor de computação em nuvem externo. Nesse caso, o prestador de serviços proporciona um ambiente em nuvem exclusivo com plena garantia da privacidade, funcionalidades e infraestrutura. Sendo assim, as necessidades de espaço para a escalabilidade, recursos de segurança e ferramentas de configurações podem ser negociadas para atender a demanda exata do negócio em cada período.

    A cloud privada externa conta ainda com planejamento de desenvolvimento e controle de riscos bem rigorosos para garantir a máxima segurança contra a perda parcial ou total de dados e oferece o espaço que o cliente precisa, respeitando os períodos de alta demanda, além de uma equipe de profissionais para gerenciar todo o ambiente de cloud privado, dentro das melhores práticas de mercado, garantindo, assim, um nível de serviço de alta qualidade.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • Cloud Privada - Administração e hospedagem dos recursos podem ser de responsabilidade da própria organização ou podem ser terceirizados.

     

     

    Gab. D

  • Plataforma como Serviço (PaaS – Platform as a Service): O recurso fornecido ao consumidor é instalar na infraestrutura na nuvem aplicativos criados ou adquiridos pelo consumidor, desenvolvidos com linguagens de programação, bibliotecas, serviços e ferramentas suportados pelo fornecedor ou compatíveis. O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente incluindo rede, servidores, sistema operacional ou armazenamento, mas tem controle sobre as aplicações instaladas e possivelmente configurações do ambiente de hospedagem de aplicações.

    Fonte: https://plataformanuvem.wordpress.com/2011/11/21/definicao-de-computacao-em-nuvem-segundo-o-nist/
     

    Bons estudos

  • Sobre a letra A:

    A nuvem híbrida é um ambiente de computação que combina nuvens públicas e nuvens privadas, permitindo que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Quando a demanda de computação e processamento oscila, a computação em nuvem híbrida proporciona às empresas a capacidade de dimensionar facilmente sua infraestrutura local para a nuvem pública a fim de operar qualquer excesso, sem que datacenters de terceiros tenham acesso aos seus dados integrais. A organização ganha a flexibilidade e a potência de computação da nuvem pública para tarefas básicas e não confidenciais, ao mesmo tempo em que mantém dados e aplicativos cruciais locais, protegidos por um firewall da empresa.

  • "Cloud privada externa, na qual a cloud é mantida em um prestador de serviços." Mas esse não é o conceito de nuvem pública?

    É a mesma coisa kkkkk. A não ser que essa "cloud privada externa" não seja acessada através da internet, mas sim por algum tipo de conexão que só a empresa que contratou o serviço e a fornecedora do serviço possam acessar.

  • A) Uma cloud híbrida tem como característica o fato de seus recursos poderem ser utilizados tanto remotamente, com acesso pela Internet, quanto localmente, com acesso ao computador do usuário. Errado. Cloud híbrida = pública + privada

    B) Aplicações com processamentos sazonais, como um sistema de folha de pagamento, por exemplo, não se beneficiam de uma estrutura de cloud, pois os recursos ficam subutilizados na maior parte do tempo. Errado. A escalabilidade e elasticidade são características essenciais da nuvem

    C) Em clouds do tipo PaaS, o sistema operacional, as aplicações e os dados são gerenciados pelo usuário. Errado. IaaS.

    D) Certa.

  • SaaS: gerenciado pela provedora.

    PaaS: gerenciado pela provedora.

    IaaS: gerenciado pelo usuário e provedora.

    • Cloud em seu próprio datacenter = On-premisse
    • cloud é mantida em um prestador de serviços = off-premise

    https://www.redhat.com/pt-br/topics/cloud-computing/what-is-private-cloud

    https://www.ipsense.com.br/blog/on-premise-e-cloud-servers-entenda-as-principais-diferencas/

  • a) Incorreto: cloud híbrida se refere a combinação de nuvem privada com nuvem pública.

    b) Incorreto: a computação em nuvem pode ser perfeitamente utilizada com aplicações com processamento sazonais. Inclusive, será uma grande vantagem, pois como a nuvem é baseada na demanda, não irá alocar recursos desnecessários quando tiver com baixo uso e irá ser capaz de atender também aos picos de demanda.

    c) Incorreto: Em clouds do tipo PaaS, o sistema operacional, as aplicações e os dados não são gerenciados pelo usuário( IAAS)

    d) Correto: Uma cloud privada pode ser dividida em interna, na qual a empresa mantém a cloud em seu próprio datacenter, ou externa, na qual a cloud é mantida em um prestador de serviços.

    Gabarito: Letra D.