SóProvas


ID
2542201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de armazenamento de dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Em redes de computadores, o Server Message Block (SMB), em português Bloco de Mensagem de Servidor, uma versão do que era também conhecido como Common Internet File System (CIFS),em português Sistema de Arquivos da Internet Comum, opera como um protocolo de rede da camada de aplicação usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras e portas seriais e comunicações diversas entre nós sobre uma rede. Ele também fornece um mecanismo de comunicação inter-processos. A maioria do uso do SMB envolve computadores executando Microsoft Windows, onde era conhecido como "Microsoft Windows Network", ou "Rede Microsoft Windows", antes da introdução subsequente do Active Directory. Serviços do Windowscorrespondentes são LAN Manager Server (para o componente servidor) e LAN Manager Workstation (para o componente cliente).

    O SMB pela perspectiva do Modelo OSI está na camada de aplicação e utiliza nomes de até 15 caracteres para definir endereços de máquina em uma rede. A Microsoft chegou ainda a desenvolver o SMB2 juntamente com o lançamento do Windows Vista. Num esforço de programação a Microsoft conseguiu, nessa nova versão do SMB, reduzir os diversos comandos, mais de 100, para apenas 19. Na verdade as duas versões convivem em conjunto por questões de compatibilidade com versões antigas do Windows, e também para permitir a conexão com servidores Unix-like que veremos a seguir como isso foi possível.

    Andrew Tridgell utilizando da engenharia reversa em cima do protocolo SMB implementou no sistema operacional Unix e fazendo com que o servidor Unix aparecesse como sendo um servidor de arquivos Windows em seu computador com MS-DOS. Então ele teve a ideia de procurar em um dicionário uma palavra que tivesse as letras sm e b (de SMB) e acabou encontrando a palavra "samba" [4] e, a partir daí, nasceu o projeto Samba. Samba é uma versão de software livre do SMB que inicialmente começou com a preocupação técnica de mover arquivos em ambientes heterogêneos (sistemas operacionais diferentes), e hoje conta com grande equipe de programadores e milhares de usuários de sua solução espalhados pelo mundo.

    O Samba foi viabilizado por meio do protocolo NBT, de 1987, que emula redes locais NetBIOS sobre redes TCP/IP. O NBNS (mais conhecido tecnicamente por WINS - Windows Internet Name Server, ou ainda NBT) cria praticamente uma lista cruzada de endereços IPe nomes NetBios facilitando dessa forma a comunicação entre máquinas e sistemas distintos.

    Uma das aplicações práticas que utilizam SMB/CIFS é o NAS (Network Attached Storage). E quanto a similaridade, o CIFS do Windows e o NFS (Network File System) do Unix-like, possuem uma certa semelhança pois os dois permitem o compartilhamento de recursos entre sistemas, por meio de uma rede de computadores, com arquitetura cliente-servidor, e quaisquer que sejam suas plataformas de hardware e software.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra A) O Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores.

     

    Fonte: Trecho retirado do PDF do Estratégia Concursos.

     

  • GAB A
    Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede
    que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores. O protocolo SMB pode ser usado sobre seu protocolo TCP/IP ou outros protocolos de rede. Utilizando o protocolo SMB, um aplicativo (ou o usuário de um aplicativo) pode acessar arquivos ou outros recursos em um servidor remoto. Isso permite que os aplicativos leiam, criem e atualizem arquivos no servidor remoto. Ele também pode se comunicar com qualquer programa do servidor que esteja configurado para receber uma solicitação de um cliente SMB. O Windows Server 2012 introduz a nova versão 3.0 do protocolo SMB.

     

    Fonte: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh831795(v=ws.11).aspx

  • LETRA A

    SMB = Sistema de Arquivos da Internet Comum, opera como um protocolo de rede da camada de aplicação usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivosimpressoras e portas seriais e comunicações diversas entre nós sobre uma rede. Ele também fornece um mecanismo de comunicação inter-processos.