a) Correto
b) Essa é a descrição do padrão bridge.
Flyweight é um padrão de projeto de software apropriado quando vários objetos devem ser manipulados em memória sendo que muitos deles possuem informações repetidas. Dado que o recurso de memória é limitado, é possível segregar a informação repetida em um objeto adicional que atenda as características de imutabilidade e comparabilidade (que consiga ser comparado com outro objeto para determinar se ambos carregam a mesma informação).
Um exemplo é o processador de texto. Cada caractere representa um objeto que possui uma família de fonte, um tamanho de fonte e outras informações sobre o símbolo. Como imaginado, um documento grande com tal estrutura de dados facilmente ocuparia toda a memória disponível no sistema. Para resolver o problema, como muitas dessas informações são repetidas, o flyweight é usado para reduzir os dados. Cada objeto de caractere contém uma referência para outro objeto com suas respectivas propriedades.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Flyweight
c) Os padrões GoF estão divididos em padões criacionais, estruturais e comportamentais.
d) Abstract factory e singleton fazem parte da categoria de projetos criacionais.
se vc quer estudar padroes, nao precisa ler o livro nao
lei esse aqui
https://brizeno.wordpress.com/padroes/
A - correta
2015
O chain of responsability é comportamental e tem como objetivo evitar o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, de modo a permitir a mais de um objeto a oportunidade de tratar solicitação.
certa
2017
O padrão command tem como definição passar uma requisição entre uma lista ou objetos encadeados para a execução de uma ação ou o acionamento de um evento em um momento posterior.
errada
B - bridge
C - estrutural, criacao, comportalmental
D - criacao
cespe AMMAA perguntar sobre bridge
2011
Desacoplar uma abstração de sua implementação para que ambas possam variar independentemente.
2017
Considere que é necessário fazer um programa que vá funcionar em várias plataformas, como Windows, Linux, Mac OS etc. O programa fará uso de diversas abstrações de janelas gráficas, por exemplo, janela de diálogo, janela de aviso, janela de erro etc. Um Analista sugeriu o uso de um padrão de projeto GoF estrutural que fornece um nível de abstração maior que o Adapter, pois são separadas as implementações e as abstrações, permitindo que cada uma varie independentemente.
O padrão sugerido pelo Analista é o
a) Bridge e as implementações seriam as classes de janela das plataformas.
b)
Prototype, pois especifica os tipos de plataformas a serem criadas usando uma instância protótipo e cria novas interfaces pela cópia desse protótipo.
c)
MVC, de forma que a camada Model fique responsável por acionar as janelas, a camada Controller exiba os dados do Model ao usuário e a camada View armazene as classes que fazem a comunicação com o Banco de Dados.
d) Visitor e as interfaces seriam executadas nos elementos de cada plataforma.
e) State, que permite a uma plataforma alterar o comportamento de sua interface.