No Brasil, 94% da população tem acesso a serviços de água potável. Nas cidades, esse percentual alcança 98%, contra 92% em 1990, de acordo com o relatório da Unicef. Entre a população rural, o avanço foi bem mais expressivo nos últimos 25 anos: apenas 38% acessavam redes de água limpa nestas regiões, contra 70% em 2015.
Fonte: http://www.tratabrasil.org.br/94-do-brasil-tem-acesso-a-agua-potavel
"B" A expectativa de vida fica entre 75,8 anos.
"C" A taxa de analfabetismo cai para 8%
"D" Fome cai 82% no Brasil, destaca relatório da ONU.
"E" Mais de 24 milhões de lares brasileiros (34,7%) ainda não têm acesso aos serviços de esgotamento sanitário, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados pelo IBGE.
OBS: Procurei dados de 2017 e não tive muito êxito.
O IBGE foi criado em 1934 e instalado em 1936 , inicialmente com o nome de Instituto Nacional de Estatística, sendo um instituto federal de administração pública. O nome atual existe desde 1938 e a sede é na cidade do Rio de Janeiro, que era, na década de 1930, a capital da república.
O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas. Dentro desta proposta cabe ao instituto a realização de censos. Daí as informações devem ser organizadas para o fornecimento de informações necessárias à construção de políticas públicas adequadas às necessidades da sociedade. Outras instituições e o público em geral também podem, e devem utilizar os resultados dos trabalhos do IBGE.
A questão foi elaborada a partir de dados fornecidos pelo instituto.
No entanto, não está claro de quando é, qual foi o propósito do levantamento do IBGE. A pergunta “qual alternativa corresponde à realidade brasileira" é vaga pois há várias formas e ângulos de análise da realidade de um país.
Para responder é necessário o conhecimento de relatórios do IBGE ,todos eles disponibilizados em forma digital. No entanto, para que seja delimitado o material a ser estudado é preciso atenção à bibliografia e ao conteúdo da prova fornecidos no momento da inscrição.
A) CORRETA – O acesso da população brasileira à água potável vem aumentando desde 1990, principalmente nas áreas urbanas, onde alcança o percentual de 98%
B) INCORRETA- Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos homens passou de 72,8 anos em 2018 para 73,1 anos em 2019 e a das mulheres foi de 79,9 anos para 80,1 anos. Ou seja, a afirmativa da alternativa está incorreta
C) INCORRETA- Segundo o IBGE e divulgado pela Agência Brasil, é entre brasileiros de 15 anos de idade em diante que são encontradas as maiores taxas de analfabetismo, apesar de ter havido uma diminuição de 6,8 para 6,6% em 2019. Isto significa que ainda há por volta de 11 milhões de brasileiros que não são capazes de ler ou escrever.
D) INCORRETA- O Brasil havia saído, em 2014, do Mapa da Fome elaborado pela ONU. Infelizmente os dados do IBGE demonstram que há por volta de 10 milhões de habitantes do país, incluindo crianças, que estão em situação de insegurança alimentar ou fome .
E) INCORRETA- De acordo com a Agência Brasil, houve um aumento de 2,8% na rede sanitária do país em comparação ao ano de 2018. No entanto ainda é insuficiente. Apenas 61,9 % da população urbana do país é atendida. O percentual é menor do que o apresentado na afirmativa
Gabarito do Professor: Letra A.